Operação Voltando em Paz: brasileiros repatriados de Gaza chegam a Brasília

A representação brasileira em Ramala informou que ainda há 23 brasileiros aguardando aprovação das autoridades para cruzarem a fronteira.

Neste sábado (23), às 6h53, o terceiro grupo de brasileiros e seus parentes que estavam na Faixa de Gaza, no Oriente Médio, desembarcou em Brasília a bordo do avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo, que decolou do Cairo, capital do Egito, na tarde da última sexta-feira (22), teve uma duração de 13 horas e 56 minutos. Ao todo, 30 pessoas foram repatriadas por meio da Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Defesa e a FAB.

Inicialmente, a lista contava com 32 pessoas, mas um passageiro desistiu da viagem e um homem idoso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) antes do embarque, sendo encaminhado a um hospital egípcio.

Ao desembarcarem em Brasília, os 30 repatriados foram recebidos por equipes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para receber atendimento médico e psicológico, conferência de documentação de migração, aplicação de vacinas, quando necessário, e cadastramento para recebimento de assistência social. Funcionários da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) também estiveram presentes para auxiliar no acolhimento.

O governo federal informou que alguns repatriados seguirão para novos destinos ainda neste sábado, sendo que quatro deles irão para o Rio de Janeiro, 23 para São Paulo em voos da FAB, e os três restantes viajarão para Vitória (ES) em um voo comercial com passagens adquiridas pelo Ministério da Justiça. O objetivo é proporcionar que esses passageiros passem o Natal nesses destinos, especialmente aqueles que têm parentes residentes no Brasil ou que já chegaram em voos anteriores da operação brasileira.

13 voos

Desde o início do conflito, a Operação Voltando em Paz já realizou 13 voos que repatriaram ao Brasil 1.555 passageiros e 53 pets, vindos tanto de Israel quanto da Faixa de Gaza.

Na viagem de ida, a mesma aeronave da FAB transportou uma carga de seis toneladas em equipamentos de ajuda humanitária, incluindo 150 purificadores de água portáteis e kits voltaicos. Esses itens foram entregues à ONU na Faixa de Gaza, visando ampliar a autonomia de energia na região.

A operação de retirada dos brasileiros da zona de conflito é complexa, considerando a única fronteira para a saída de civis, localizada no sul de Gaza, em Rafah, na divisa com o Egito. Cada lista de passageiros precisa da aprovação das autoridades de Israel, do Egito e da Palestina. Os resgates são resultado dos esforços das equipes das embaixadas brasileiras em Tel Aviv e no Cairo, além da representação em Ramala.

Somando as três operações, já foram resgatados 141 brasileiros e parentes próximos de Gaza. A representação brasileira em Ramala informou que ainda há 23 brasileiros aguardando aprovação das autoridades para cruzarem a fronteira.

Autor