Vermelho está no Chile para a maior festa da esquerda nas Américas

Fiesta de Los Abrazos chega a sua 35ª edição. A Secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, participa do evento

Foto: Tiago Alves Ferreira

No Museu da Memória e dos Direitos Humanos, na região central de Santiago, capital do Chile, uma grande exposição permanente está montada num moderno e imponente prédio, para que nunca se esqueça e para que nunca mais aconteça. São fotografias, objetos, imagens em movimento, documentos e cartazes que procuram retratar momentos dramáticas do golpe de estado que assassinou o presidente Salvador Allende e impôs aos chilenos o período de terror da ditadura de Augusto Pinochet por quase 30 anos. Uma das mais violentas fraturas da democracia na América do Sul. Após décadas com milhares de casos de torturas, assassinatos e desaparecimentos, a ditadura chilena começou a ruir ao mesmo tempo em que o Partido Comunista do país organizava seu primeiro grande encontro desde o golpe.

Em 1988, surgia a Fiesta de Los Abrazos, que tem a sua 35ª edição em 2024 realizada em Santiago, nestes dias 13 e 14 de janeiro (sábado e domingo), com participação do Portal Vermelho. O nome do evento veio da vontade coletiva das pessoas e dos militantes se abraçarem após os pesados anos de Pinochet. Desde então, além de abraços, a festa conta com atividades culturais, ocupações artísticas, feira de livros, artesanatos, gastronomia, além de muitos debates, palestras, trocas de opiniões acerca das principais questões do Chile, da América Latina e do mundo como um todo.

Leia também: Museu chileno é referência em memória e Direitos Humanos

Toda a programação acontece no Parque Bernardo O’Higgins, grande área verde na zona centro-sul da capital, onde são montadas centenas de estandes de diversas regiões do país e onde os painéis e rodas de conversa acontecem em barracas agradavelmente montadas sob a sombra das copas das árvores, mas também sob o forte sol do verão chileno. Durante o dia, a Festa é marcada pelo encontro das famílias chilenas, com atividades para o público de todas as idades. Um dos seus lemas é ser o “primeiro festival do ano no país”, acontecendo sempre no mês de janeiro. Entre as atrações musicais que encerram a programação, neste ano, estão os artistas locais Javiera Parra, La Sonora de Tommy Rey, Inti-Illamini, Los Cadillas Piratas e o musical “Victor sin Victor Jara”, em homenagem ao artista icônico da resistência popular chilena ao golpe militar.

Para os comunistas brasileiros, a festa é um importante aprendizado no momento de construção do segundo Festival Vermelho, que acontecerá dias 22 e 23 do mês de março na cidade de Salvador. Inspirada em outros eventos culturais da esquerda mundial, a festa brasileira chega à sua segunda edição buscando se fortalecer como um ponto de encontro e troca de ideias do campo progressista no país. As experiências de 35 Fiestas de Los Abrazos chilenas possibilitam um intercâmbio valioso para o encontro que está sendo formado no Brasil e tem tudo para se tornar, também, um dos mais importantes do continente e do planeta.

Leia também: 2º Festival Vermelho será em Salvador; confira as datas

O Partido Comunista do Brasil-PCdoB mandou sua representante, a Secretária de Relações Internacionais Ana Prestes que participa em dois momentos específicos do Festival, o ato de abertura que contará com a presença do presidente do Chile Gabriel Boric e da mesa “Os desafios da integração dos governos de esquerda e progressistas na América Latina”. Acompanhe a cobertura pelo Portal Vermelho.