Novo complexo eólico na Bahia vai gerar energia para 1,37 milhão de lares

Projeto tem financiamento de R$ 3,16 bilhões pelo BNDES para produtora de aço e deve começar a operar em outubro de 2025. Iniciativa se insere na política de avançar no uso de energia renovável

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A energia renovável tem avançado no Brasil e um novo complexo eólico será o próximo projeto. Com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 3,16 bilhões, a Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia S.A irá construir um complexo eólico no Centro-Norte da Bahia com capacidade para gerar energia para 1,37 milhão de domicílios a partir de outubro de 2025.

O valor disponibilizado pelo banco corresponde a 80% do novo complexo denominado Babilônia Centro.  Segundo o BNDES, este é o maior valor já financiado em um projeto que envolve energia renovável. A localização fica entre municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova.

Leia também: Usinas eólicas lideram expansão no setor de energia em 2023

O projeto é uma parceria entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do Brasil. Com o projeto, a produtora de aço irá ter 40% do seu consumo elétrico pelo Babilônia Centro, o que atende a intenção de avançar na descarbonização.

O complexo contará com 123 aerogeradores, uma capacidade instalada de 553,5 MW e geração de energia estimada em 267 MW. A energia produzida será distribuída pela subestação coletora Babilônia Centro em uma linha de transmissão de 17 km até a subestação Ourolândia II, que já opera e está ligada ao Sistema Interligado Nacional. Estima-se que durante as obras 1500 postos de trabalho diretos sejam criados. Em funcionamento, o local deverá contar com 80 funcionários diretos.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que a operação reforça a busca “por uma matriz energética cada vez mais sustentável para o Brasil, com produção de energia limpa e estímulo à descarbonização”.

Calcula-se que 950 mil toneladas de Co2 deixarão de ir para a atmosfera, conforme o Método Ajustado do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).

A diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, explica que 57,5% do total da capacidade eólica instalada no Brasil, de 28,7 GW, é resultado de projetos financiados pelo BNDES desde 2004.

Ela ainda lembra que em 2023 o investimento em energias renováveis cresceu 50% em todo o mundo em comparação ao ano anterior, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), e que o Brasil tem ocupado papel de destaque nesse sentido.

*Com informações Agência BNDES