FAB intercepta avião suspeito no espaço aéreo da Terra Indígena Yanomami

Aeronave interceptada a 110km de Boa Vista levanta suspeitas de tráfico aéreo ilícito em área restrita; piloto descumpriu ordens da Força Aérea e fugiu ao pousar

Foto: FAB

Na manhã desta segunda-feira (29), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave modelo Cessna 182, a cerca de 110km a oeste de Boa Vista (RR), próximo à Terra Indígena Yanomami. O avião realizava voo suspeito na Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida), criada para controlar o tráfego aéreo ilícito e combater o garimpo ilegal no norte do país.

A suspeita levou a FAB a empregar três aeronaves dos modelos E-99, R-99 e A-29 Super Tucano na missão, em uma ação coordenada com a Polícian Federal (PF) que, junto ao Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), monitoraram o avião após sua identificação em voo, seguindo o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Ao interceptar a aeronave, os agentes da FAB alertaram o piloto que fizesse a verificação de dados de voo. Em seguida, o piloto foi avisado de que a rota de voo havia sido modificada por determinação da Defesa Aérea.

A aeronave monitorada descumpriu as ordens do piloto da FAB, que enviou nova mensagem ao piloto suspeito alertando que duas duas rajadas dos chamados Tiros de Aviso (TAV) seriam disparadas.

Momentos depois, a aeronave pousou em uma pista de terra e seu piloto fugiu do local. Posteriormente, o avião foi vistoriado e apreendido pela Polícia Federal. Segundo informações do sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada pela FAB está cancelada desde maio de 2022, e as operações para táxi aéreo estão negadas.

Veja no vídeo abaixo.

Zida

A Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) foi estabelecida em fevereiro de 2023 com o objetivo de reforçar a capacidade de Defesa Aérea na região norte do país, especialmente no território Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).

O mecanismo é composto por uma área reservada (Área Branca), uma área restrita (Área Amarela) e uma área proibida (Área Vermelha) e cabe ao Comando da Aeronáutica adotar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica.

O Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando no Território Nacional.

__
com agências

Autor