Astrud Gilberto e Rita Lee são lembradas em cerimônia do Grammy

Ambas já haviam sido destaques em anos anteriores. Rita foi a homenageada do Grammy Latino em 2022 e Astrud ganhou o gramofone em 1965 por interpretar Garota de Ipanema.

Reprodução

A noite do último domingo (4) foi dedicada à música no Grammy 2024, e a cerimônia reuniu talentos de todo o mundo para celebrar e homenagear artistas excepcionais. Entre os brasileiros indicados, Ivan Lins, Eliane Elias, Luciana Souza e o Trio Corrente destacaram-se, mas nenhum conquistou a vitória na categoria de melhor álbum de jazz latino. No entanto, Astrud Gilberto e Rita Lee receberam homenagens póstumas.

Durante o segmento “In Memoriam”, que presta homenagem aos artistas falecidos no último ano, duas grandes vozes brasileiras foram lembradas: Astrud Gilberto e Rita Lee. Astrud, pioneira da bossa nova, foi a primeira mulher a receber o troféu de Música do Ano no Grammy, em 1965, pela versão em inglês de “Garota de Ipanema”. Por sua vez, Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro, foi homenageada durante a apresentação de Jon Batiste.

Astrud Gilberto faleceu em junho de 2023, aos 83 anos, enquanto Rita Lee nos deixou em maio, aos 75 anos. A presença delas na cerimônia reflete o impacto duradouro que tiveram na cena musical global.

A homenagem a Rita Lee foi marcada pela exibição de sua imagem no telão durante a performance de Jon Batiste. A cantora recebeu um tributo especial, recordando sucessos como “Ovelha Negra”, “Mania de Você” e “Lança Perfume”.

A roqueira também recebeu um prêmio pela carreira, o Lifetime Achievement Award, no Grammy latino de 2022, quando foi a principal homenageada. Ela, que enfrentou uma batalha contra o câncer no pulmão em 2021, foi lembrada pelo seu legado e contribuição ao rock brasileiro.

A presença de Astrud Gilberto, por sua vez, ocorreu durante a apresentação de Stevie Wonder. A cantora, que marcou sua trajetória com a versão em inglês de “Garota de Ipanema” ao lado de Stan Getz, foi a primeira a conquistar o Grammy de Música do Ano, abrindo caminho para outras artistas femininas. Ela também concorreu como melhor cantora na ocasião, mas a preferência ficou com Barbra Streisand.

A premiação deste ano foi para a dupla formada por Miguel Zenón, de Porto Rico, e Luis Perdomo, da Venezuela, reconhecidos pelo trabalho em “El Arte Del Bolero Vol. 2”. Luciana e o Trio competiram com “Cometa”, Ivan Lins com “My Heart Speaks”, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Tbilisi (Geórgia), e a pianista e cantora Eliane com “Quietude”. O norte-americano Bobby Sanabria também figurava na lista com “Vox Humana”.

O Grammy 2024 não apenas celebrou as conquistas musicais do último ano, mas também prestou tributo a figuras brasileiras lendárias que deixaram uma marca indelével na história da música mundial.

Autor