Site homenageia os 110 anos de Carolina Maria de Jesus

Após a densa exposição do Instituto Moreira Salles a escritora de Quarto de Despejo é lembrada também em suas canções, poemas, provérbios, escritos e trajetória de vida.

A ampla exposição sobre Carolina Maria de Jesus do IMS, agora é possível ser explorada pelos leitores no site

No dia em que se celebra o nascimento de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), o Instituto Moreira Salles (IMS) lança um novo site dedicado à vida e obra dessa renomada escritora brasileira. A plataforma, acessível pelo endereço carolinamariadejesus.ims.com.br, foi concebida com o objetivo de ser um ponto de encontro para admiradores, estudiosos, leitores e todos aqueles que se sentem tocados pela história e pelas obras de Carolina Maria de Jesus.

Morta há 47 anos, a escritora Carolina Maria de Jesus continua sendo um fenômeno único a provocar a curiosidade, admiração e fascínio até de quem não a leu. Sua trajetória singular de autora de um diário que é descoberta pelo mercado mundial, projetando uma escrita espontânea e contundente sobre a vida de pessoas faveladas, parece ganhar novas gerações de fãs, mesmo depois de tanto tempo. Sua escrita e história pessoal parece gerar um interesse renovado na juventude tornando-a um ícone de mulher negra e artista multifacetada, símbolo de resistência e luta política e cultural para o Brasil.

O IMS já havia realizado uma série de atividades no entorno de sua exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros”, que circulou desde setembro de 2021 por São Paulo, interior do estado, terminando em novembro passado no Rio de Janeiro. A riqueza da exposição estava no levantamento “arqueológico” em torno da autora, transitando por sua trajetória como escritora (de romances, crônicas, contos, peças de teatro), poetisa, compositora de canções e até artista de circo. Um material que agora pode ser visto virtualmente por meio do site.

A professora e pesquisadora Fernanda Miranda, responsável pela concepção do projeto, destaca a proposta central do site como um espaço dinâmico onde os visitantes podem compartilhar aspectos preciosos da vida e obra da escritora mineira. Fernanda, que liderou a pesquisa literária nos manuscritos de Carolina para a exposição “Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros”, destaca a importância desse site como uma extensão desse trabalho, oferecendo uma imersão mais profunda na vida e no legado literário de Carolina.

Para quem reduz Carolina à obra seminal “Quarto de Despejo”, lançada em agosto de 1960, vai se surpreender com sua produção autoral completa. Sua obra é essencial para compreender as complexidades e nuances do país como intérprete de um país, ao desafiar as narrativas convencionais e oferecer uma visão alternativa de Brasil.

Nascida em Sacramento, Minas Gerais, em 1914, e falecida em São Paulo, em 1977, ela transcendeu os limites dos gêneros literários, explorando romances, poesias, teatro, provérbios, autobiografias e contos. No entanto, é sua escrita diarística que a imortalizou, especialmente com o sucesso comercial estrondoso do seu primeiro livro, traduzido para 13 línguas imediatamente após seu lançamento.

O site está dividido em quatro seções principais: Biografia, Obras, Arquivo Vivo e Encontros. A seção de Biografia apresenta uma linha do tempo detalhada, começando com o nascimento do avô da escritora, Benedicto José da Silva, em 1862, contextualizando sua vida em relação à história do Brasil. Além disso, inclui fotografias, reportagens e reproduções de manuscritos, oferecendo aos visitantes uma visão abrangente da vida de Carolina.

O Instituto Moreira Salles, por meio de seu acervo de Literatura, guarda com zelo dois manuscritos preciosos de Carolina Maria de Jesus, intitulados “Um Brasil para os Brasileiros”, além de seu disco contendo composições próprias, também chamado “Quarto de Despejo”. Esses artefatos foram o ponto de partida para a concepção da exposição visionária.

Na seção de Obras, os visitantes podem explorar os livros mais conhecidos da autora, como “Quarto de despejo”, “Casa de alvenaria” e “Diário de Bitita”, além de ter acesso a toda sua extensa produção literária. Também é possível ler na íntegra o primeiro caderno do manuscrito “Um Brasil para os brasileiros” e ouvir todas as faixas do disco “Quarto de despejo”.

Assim como na exposição, é possível ler os textos em sua forma original, em letra cursiva, pelo resgate da autenticidade e da integridade das obras da autora, que muitas vezes foram alteradas sem seu consentimento.

A seção Arquivo Vivo reúne cartas escritas e recebidas por Carolina, depoimentos gravados pelas conselheiras da exposição sobre a autora, registros de cantores interpretando suas canções e a reportagem histórica de Audálio Dantas que tornou Carolina conhecida no Brasil.

Por último, a seção Encontros é um espaço colaborativo, dividido entre Pesquisa, Escrita e Sala de Aula, onde os visitantes podem acessar teses sobre Carolina, depoimentos de autores cujas obras se relacionam com a escritora e trabalhos realizados por professores e alunos.

O site, que está em constante desenvolvimento, visa não apenas preservar a memória de Carolina Maria de Jesus, mas também incentivar a participação do público na construção desse arquivo vivo de memórias e conhecimento. Os visitantes são convidados a contribuir enviando comentários e sugestões para o email: [email protected].

Tanto a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” como, agora, o site, celebram não apenas a escritora e artista extraordinária, mas também o espírito de resiliência e superação que ela representa. Uma mulher negra que desafiou as adversidades estruturais e materiais para se tornar uma voz incontornável na história do Brasil e além.

Para ver um tour virtual e atravessar a exposição encerrada em novembro de 2023, CLIQUE AQUI

Autor