Boicotes se espalham e prejudicam Israel e empresas apoiadoras

Festivais culturais e esportivos são pressionados a excluir Israel e marcas famosas perdem clientes, principalmente na Ásia. Pressão pró-palestina testa padrão europeu, após exclusão da Rússia.

As vendas do McDonald's no Oriente Médio e em outras partes da Ásia não atingiram as expectativas no quarto trimestre devido, em parte, às campanhas de boicote ligadas à guerra Israel-Palestina

Nunca um conflito de Israel contra os palestinos causou tanto prejuízo e constrangimento ao estado sionista. As imagens nunca vistas de um genocídio e limpeza étnica, ao vivo, se converteram em boicotes comerciais e políticos por todo o mundo, isolando Israel e manchando a imagem de empresas importantes que apoiam as políticas de Benjamin Netanyahu.

De acordo com o Armed Conflict Location & Events Data Project, uma organização não governamental especializada na recolha de dados de conflitos, de 7 de outubro a 24 de novembro, ocorreram pelo menos 7.283 protestos pró-Palestina que ocorreram em mais de 118 países e territórios. Foi assim que cresceu a adesão ao movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) que foi criado em 2005 por uma coligação de grupos da sociedade civil palestina.

BDS contra o apartheid e o colonialismo

O movimento desafia o apoio internacional ao que chama de apartheid israelense e colonialismo de assentamentos – onde os colonos substituem a comunidade original – e defender o princípio de que “os palestinos têm direito aos mesmos direitos que o resto da humanidade”.

Inspirado pelo movimento anti-apartheid sul-africano, pelo movimento dos direitos civis dos EUA e pela luta anticolonial na Índia, o BDS pretende tornar os boicotes eficazes, concentrando-se em empresas e produtos selecionados que têm um papel direto nas políticas de Israel contra os palestinos.

Sua campanha investe em boicotes de consumidores, desinvestimentos de governos e instituições com empresas israelenses, pressão sobre marcas e serviços e boicotes orgânicos a marcas. Israel dedicou durante muitos anos um ministério governamental inteiro à luta contra o movimento BDS.

Omar Bargouhti, um dos co-fundadores do BDS, diz que o movimento apela ao fim da ocupação militar de Israel, que começou em 1967; para desmantelar o seu “sistema de apartheid conforme documentado pela Amnistia Internacional e por um consenso global de organizações de direitos humanos”; e respeitar o direito dos refugiados palestinos de regressarem às suas terras de onde foram deslocados à força em 1948. “Ancorado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o movimento BDS opõe-se categoricamente a todas as formas de racismo, incluindo a islamofobia e o anti-semitismo. O BDS visa a cumplicidade, não a identidade”, disse Barghouti.

Olimpíadas em Paris

Assim como na Europa se excluíram os artistas, intelectuais, esportistas e políticos russos de eventos internacionais, devido ao conflito na Ucrânia, agora, os mesmos eventos globais são cobrados por impedir a participação de Israel de eventos como as Olimpíadas de Paris. Assim como os atletas russos, os israelenses teriam que participar sem a bandeira do país e, em caso de medalha de ouro, serem laureados sem o hino nacional.

Mais de 300 clubes desportivos palestinos e grupos da sociedade civil lançaram uma campanha para banir Israel dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Um relatório recente publicado pela Associação Palestina de Futebol afirmou que pelo menos 85 atletas palestinos, incluindo 55 jogadores de futebol, foram mortos por bombas e balas israelenses. Esses números incluem 55 jovens e até mesmo autoridades olímpicas.

Muitos acreditam que o Comitê Olímpico Internacional (COI) esteja disposto a ignorar os crimes contra a humanidade, mas talvez não o que considera crimes contra o desporto. Com isso, conforme Israel continue avançando na anexação de territórios palestinos, a posição atual se torne insustentável. Apesar disso, na última década, a FIFA não se importou quando os militares israelenses mataram jogadores de futebol e bombardearam os estádios de futebol da Palestina.

“Permitir que Israel, no meio de um genocídio, participe nos próximos Jogos Olímpicos seria um sinal para a comunidade internacional de que o COI aprova os mais graves crimes de guerra”, afirmou a campanha. O COI não só tratou Israel de forma diferente, afirma a campanha, como também puniu equipes e atletas que assumiram posições de princípio a favor da Palestina ou contra os crimes israelitas.

Ken McCue, membro do grupo irlandês Insaka-Ireland, afirmou: “Alguns esportistas na Irlanda estão considerando um apelo para que Israel seja banido das Olimpíadas. O COI fez isso com a Rússia e fez isso com África do Sul, por que não podem fazer isso com Israel?”

Já as autoridades russas se solidarizam com a Palestina e indignam-se com o padrão de dois pesos duas medidas ao tratar a Rússia com rigor. “Mais uma vez vemos um exemplo do preconceito e da inépcia do Comité Olímpico Internacional, o que prova repetidamente a sua inclinação política”, disse Lavrov nas redes sociais no ano passado.

Efeito no bolso

Mas os efeitos mais dramáticos e danosos se espalham pela Ásia e Oriente Médio, onde o prejuízo é comercial. O McDonald’s não cumpriu as metas de vendas, em parte devido a boicotes contra seus produtos em algumas partes do mundo devido ao seu apoio a Israel, diz a própria empresa.

Muitas franquias são de propriedade local e os proprietários de empresas temem os danos econômicos e o desemprego que os boicotes podem causar. Empresas como McDonalds são como imobiliárias transnacionais que cedem a marca para uso de proprietários locais, assim como sua logística de produtos. Desta forma, o comportamento de lojas do McDonalds em Israel não tem relação com as lojas do Paquistão, por exemplo.

De acordo com a Amnistia Internacional , a cumplicidade em crimes de guerra é um crime pelo qual os indivíduos, incluindo diretores e gestores de empresas, podem ser responsabilizados criminalmente. Das 212 empresas flagradas em monitoramento por especialistas, pelo menos 30 fizeram promessas financeiras a Israel e aos seus grupos afiliados. É o caso de Michael Bloomberg (US$ 25 milhões), Jefferies (US$ 13 milhões), Blackstone (US$ 7 milhões), Salesforce (US$ 2,4 milhões), Boeing (US$ 2 milhões), Disney (US$ 2 milhões), Johnson & Johnson (US$ 2 milhões) e várias se comprometeram a igualar as doações dos funcionários.

Pelo menos 16 empresas prometeram dinheiro a grupos de ajuda internacionais. Entre eles estavam UBS (US$ 10 milhões), Chanel (US$ 4 milhões), Salesforce (US$ 2,3 milhões), Verizon (US$ 2 milhões) e uma quantia não revelada da Capri Holdings, dona de Jimmy Choo, Versace e Micheal Kors.

A guerra em Gaza “impactou significativamente” o desempenho no último trimestre de 2023 em algumas regiões, disseram funcionários da empresa na segunda-feira. O crescimento das vendas no Médio Oriente, China e Índia situou-se em 0,7% no trimestre, muito abaixo das expectativas de 5,5%. As vendas globais cresceram 3,4% no mesmo período, em comparação com 8,8% no trimestre anterior.

A empresa de fast food é apenas uma das várias marcas dos Estados Unidos atingidas por boicotes e protestos devido ao seu apoio à guerra de Israel em Gaza. Nas redes sociais, circulam listas de marcas acusadas de apoiar Israel, embora os laços muitas vezes não sejam claramente explicados. A iniciativa faz parte de uma campanha maior de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) que visa marcas amigas de Israel desde 2005.

O gigante do fast food atraiu a ira sobre si, quando a sua filial israelense deu milhares de refeições gratuitas às tropas em outubro, mês em que o país lançou sua ofensiva em Gaza, que já matou cerca de 28.000 pessoas.

Franquias na Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Bahrein e Turquia emitiram declarações distanciando-se da campanha de alimentação gratuita em Israel e prometeram coletivamente ajuda no valor de 3 milhões de dólares a Gaza.

Na semana passada, a cadeia de café Starbucks reduziu a sua previsão anual de vendas após uma queda no crescimento. O CEO Laxman Narasimhan disse aos jornalistas que a Starbucks viu um “impacto significativo no tráfego e nas vendas” no Oriente Médio devido à guerra em Gaza. As vendas também desaceleraram nos EUA, onde os manifestantes fizeram campanha contra a empresa sediada em Seattle, pedindo-lhe que tomasse uma posição contra Israel.

O Starbucks no Focal Point Mall em Medan (Indonésia) ficou quase deserto nas últimas semanas, segundo um funcionário.

Os problemas da Starbucks começaram depois que o sindicato, composto por milhares de baristas em mais de 360 ​​cafés dos EUA, mostrou apoio aos palestinos em uma postagem dias após o início da guerra em Gaza. A postagem foi excluída menos de uma hora depois, dando início a uma guerra de processos. A Starbucks alegou que sofreu danos de imagem pelo “apoio ao Hamas”.

Entretanto, muitas pessoas na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo, têm boicotado a Starbucks e o McDonald’s desde o início da guerra.

A fabricante de refrigerantes Coca-Cola está desde 1967 sob boicote árabe. Até 1991, a fabricante foi oficialmente boicotada pela Liga Árabe por construir uma fábrica de engarrafamento em Israel. Em novembro, o parlamento da Turquia votou pela retirada da bebida das lojas e restaurantes do seu território. O distribuidor da Coca-Cola na Turquia relatou uma queda de 22% nas vendas no último trimestre de 2023.

Entretanto, no Egito, o boicote à Coca-Cola e a outros refrigerantes americanos alimentou o renascimento de uma marca local de refrigerantes com 100 anos, a Spiro Spathis , que viu as suas vendas aumentarem.

A Domino’s, uma pizzaria sediada nos EUA com franquias em todo o mundo, também é acusada de dar comida de graça aos soldados israelenses, embora não haja evidências que apoiem as alegações. Na Ásia, as vendas nas mesmas lojas da marca caíram 8,9% no segundo semestre de 2023, principalmente porque os consumidores na Malásia a associam aos EUA, um aliado de Israel, disse um funcionário da empresa.

O gabinete do primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim também anunciou em dezembro que todos os navios de propriedade ou bandeira israelense ou destinados a Israel estão proibidos de entrar nas suas docas. O país não tem laços diplomáticos com Israel.

Premiação da música

A edição deste ano do Eurovision, um dos eventos musicais mais assistidos do mundo, sofre pressão crescente para excluir Israel da competição. Mais de 20 políticos europeus expressaram sua indignação em cartas dirigidas aos organizadores do evento. Consideram que sancionar a Rússia e manter Israel revelaria um racismo flagrante, além de contribuir para a normalização do genocídio que Israel vem executando na Palestina.

Os signatários, incluindo membros do Parlamento Europeu e do partido espanhol Podemos, destacam que a participação de Israel entra em conflito com os valores de não politização que o Eurovision busca manter. Eles ressaltam que a exclusão da Rússia em 2022 após a invasão da Ucrânia e a multa imposta à Islândia em 2019 por razões políticas estabelecem um precedente para a ação contra Israel.

Embora Israel tenha sido um participante regular no concurso desde 1973, sediando-o em Tel Aviv em 2019, críticos argumentam que sua participação normaliza suas políticas em relação à Palestina. Esta pressão também está sendo sentida em outros países europeus, com músicos na Suécia, artistas na Finlândia e manifestantes na Noruega e Irlanda também instando os organizadores a reconsiderarem a participação de Israel.

A possibilidade da Islândia reconsiderar sua participação se Israel competir este ano adiciona um novo elemento à controvérsia em curso.

Enquanto alguns fãs expressam sua intenção de boicotar o concurso caso Israel participe, citando precedentes estabelecidos anteriormente, outros enfatizam a importância de abordar as implicações políticas por trás do evento.

Universidades amordaçadas

Nas universidades dos EUA, o BDS também cresce, especialmente depois que as reitorias decidiram reprimir manifestações pró-palestina nos campi. Organizações pró-palestina como Estudantes pela Justiça na Palestina e Voz Judaica pela Paz (JVP) foram expulsas de universidades como Columbia. Com isso, os boicotes às marcas têm sido eficazes entre os estudantes mais politizados.

Situação semelhante ocorre do outro lado do Atlântico, na Universidade britânica de York. No entanto, os estudantes ali preferem agir para informar a comunidade sobre o tema, já que circula muita desinformação sobre o conflito.

Uma mulher carrega uma sacola com a inscrição Boicote a Israel em uma oração matinal judaica de Shacharit perto do Capitólio dos EUA, em 13 de novembro de 2023

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