Lula entrega moradias e reafirma compromisso com população mais carente

Em Magé (RJ), presidente entregou mais de 800 unidades do Minha Casa, Minha Vida. Cidades de Minas Gerais, São Paulo e Bahia também foram beneficiadas com novos empreendimentos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta terça-feira (6), a entrega de 832 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Magé (RJ), beneficiando 3,3 mil pessoas. Simultaneamente, outros 200 empreendimentos também foram entregues em Paracatu (MG), 152 em Euclides da Cunha (BA) e 144 em Santo Antônio da Posse (SP).

Em seu discurso, Lula voltou a defender que quer cuidar das pessoas e não apenas governar, enfatizando o foco do governo na população mais carente. “Uma pessoa que tem um bom emprego, que ganha um bom salário, não precisa do governo. Quem precisa do governo é o povo mais humilde deste país, o povo que ao longo da história foi esquecido, o povo que só é lembrado pelos políticos na época da eleição”, declarou. 

O presidente completou dizendo que “na época da eleição, o pobre é a coisa mais importante da face da terra e qualquer candidato xinga banqueiro, xinga empresário e fala bem do pobre. Mas, na hora de governar, governa para os empresários, para os banqueiros, e o pobre fica esquecido”. 

Leia também: Lula e diretor da OMS debatem a produção da vacina contra dengue

Lula afirmou, ainda, que o Minha Casa, Minha Vida foi “o mais bem-sucedido programa habitacional da história de 500 anos do Brasil”. Segundo o governo, desde 2009 o programa já entregou sete milhões de unidades habitacionais. 

O presidente também anunciou que até 2026, Magé terá um Instituto Federal de Educação e disse que outros serão feitos em Belford Roxo, São Gonçalo, Teresópolis, no Complexo do Alemão e na Cidade de Deus, para, conforme destacou, “levarmos a possibilidade de os filhos das pessoas mais humildes aprenderem uma profissão”.

Lula disse, ainda, que “ninguém neste país tem três mandatos de presidente da República. Vocês me deram o terceiro mandato. E eu vou governar até 31 de dezembro de 2026, e 24 horas por dia eu quero cuidar das mulheres, das crianças e adolescentes e dos homens, para ver se a gente cria uma sociedade sem raiva, sem ódio, sem mentira ou fake news, uma sociedade em que a gente viva em comunidade da forma mais respeitosa possível”. 

Leia também: Com Lula, indústria automotiva investe R$ 41,4 bilhões no Brasil

Dirigindo-se ao governador Cláudio Castro, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula salientou: “duvido que, na história do país, um presidente da República tenha investido mais no Rio de Janeiro do que eu investi de 2003 a 2010. E vou dizer outra coisa agora, governador: eu voltei e vou lhe dizer que vamos investir no Rio de Janeiro mais do que todo e qualquer outro presidente já investiu. Porque estamos recuperando a Petrobras, vamos recuperar a indústria naval deste país, vamos voltar a fazer navios e plataformas aqui”. 

Este estado, disse Lula, “não nasceu para sair nas páginas policiais, não nasceu para ser dominado pelo crime organizado. O crime organizado é uma minoria, a maioria é de gente decente, de bem, de família, trabalhadora”. 

O ato teve as presenças do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito de Magé, Renato Cozzolino, entre outras autoridades federais e locais. 

Moradias entregues

Lula durante ato em Magé. Foto: reprodução/TV PT

Segundo informações do Palácio do Planalto, do total de 832 famílias beneficiadas em Magé, 587 participam do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e receberam os apartamentos por contratos de doação. A prefeitura de Magé também concederá isenção de IPTU e ITBI a todos os moradores do empreendimento.

Os residenciais estão localizados próximo a 15 escolas e 20 postos de saúde, a uma distância de até 2,5 km. A construção e a entrega dos imóveis estavam atrasadas desde 2017 e apenas em maio de 2023 o processo foi retomado. 

Leia também: Lula promete entregar 2 milhões de moradias até o final do mandato

No caso das 200 unidades habitacionais entregues em Paracatu (MG), 800 pessoas estão sendo beneficiadas. Os moradores terão, num raio de menos de 4km, acesso a creche, escolas, postos de saúde e de segurança.

Em Euclides da Cunha (BA), 608 pessoas receberam as chaves de suas casas. Os moradores também estarão próximos desses equipamentos públicos, assim como no caso dos 576 cidadãos de Santo Antônio da Posse (SP), que viverão nas 144 novas unidades habitacionais. 

Outros anúncios

Em sua ida ao estado do Rio de Janeiro, o presidente da República também visita, nesta terça-feira (6), o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para participar da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva — uma homenagem ao neto do presidente, falecido em 2019 aos sete anos. 

Além disso, Lula participa do anúncio da construção da sede definitiva do Campus Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Também nesta terça, será anunciada, no município, a construção de um Hospital Oncológico.