PSB deixa bloco liderado por Arthur Lira na Câmara dos Deputados

A sigla do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, não esconde a insatisfação com a posição do presidente da Câmara em relação ao governo do presidente Lula

O deputado Gervásio Maia (Foto: Agência Câmara)

Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira (5), na mesa diretora da Câmara, o PSB anunciou que deixará o bloco liderado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que é composto por partidos como PP e União Brasil.

A sigla do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, não esconde a insatisfação com a posição de Lira em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Câmara fez um discurso de cobrança do governo e reclamou dos vetos presidenciais aos R$ 5 bilhões de emendas parlamentares. Além disso, Lira estaria fazendo pressão para trocar a articulação política do governo.

Leia mais: Em mensagem, Lula diz que país reúne condições para ser potência sustentável

O líder da legenda na Casa, deputado Gervásio Maia (PB), também questiona o pouco espaço para falas no plenário e apresentação de destaques nas votações.

“Já está definido. Nós já deixamos o bloco, protocolamos o pedido de saída. Deixando o bloco antes do início da segunda sessão legislativa, ficamos com a liberdade de compor qualquer outro bloco parlamentar. Se deixássemos para depois, só teríamos a permissão de formar um sub-bloco, ou com demais partidos que deixassem o blocão, ou sozinhos”, explica o líder em entrevista ao O Globo.

Com isso, o maior bloco da Câmara, que possuía 176 deputados, perde 14 parlamentares. Continuam no grupo o PSDB-Cidadania, PDT, Solidariedade, Patriota e Avante.

Autor