Lula reúne com Lira e líderes da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o presidente tentou realizar o encontro em dezembro passado, mas não houve compatibilidade na agenda

Foto: Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontro, nesta quinta-feira (22), às 19h, no Palácio da Alvorada, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes dos partidos na Casa.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o presidente tentou realizar o encontro em dezembro passado, mas não houve compatibilidade na agenda.

“[A reunião é] Uma oportunidade da gente retomar esse encontro, esse diálogo, reforçar essa agenda inicial”, afirma Padilha.

Leia mais: Lula se reúne com Arthur Lira, que fala em crise “zerada”

A pauta legislativa que deve ser discutida entre Lula e os líderes da Câmara inclui os vetos do presidente ao calendário de liberação de emendas que havia sido incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 e ao valor de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão na Lei Orçamentária Anual (LOA); a reoneração da folha de pagamento; o fim do Perse, programa de incentivo ao setor de eventos, que foi afetado pela pandemia de covid-19; e a limitação das compensações tributárias a empresas por meio de decisões judiciais.

Essa não é a primeira vez que o presidente faz esse tipo de reunião. No primeiro ano de governo, Lula reuniu os líderes da Câmara no Alvorada após a aprovação da reforma tributária na Casa, em julho.

No segundo semestre de 2023, em outubro, o presidente da República também reuniu líderes partidários da Câmara.

Autor