Operação da PF atinge Bolsonaro, ex-ministros e militares

Os agentes estiveram na casa do ex-presidente em Angra dos Reis. Ex-ministros como Braga Netto, Heleno e Anderson Torres foram alvos de busca e apreensão na operação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados militares e civis são alvos, nesta quinta (8), de uma megaoperação da Polícia Federal que apura a tentativa criminosa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito e invalidar as eleições de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A operação Tempus Veritatis, “hora da verdade”, em latim, mira aliados de primeira hora do ex-presidente, tais como:

  • o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto;
  • o ex-ministro do GSI general Augusto Heleno;
  • o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira;
  • o ex-ministro da Justiça Anderson Torres;
  • o ex-comandante do Exército general Paulo Sérgio Nogueira;
  • o ex-comandante-geral da Marinha almirante Almir Garnier Santos;
  • o ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército general Stevan Teófilo Gaspar de Oliveira;
  • além do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto

Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares. Entre os presos preventivamente, estão o ex-assessor de assuntos internacionais Filipe Martins, o ex-ajudante de ordens Marcelo Câmara,

Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi alvo da operação da PF. Os agentes foram à casa dele, em Angra dos Reis, e apreenderam o celular de um de seus assessores, Tercio Arnaud Thomaz. O ministro Alexandre de Moraes também determinou que Bolsonaro entregue seu passaporte em até 24 horas.

Além do ex-presidente e seus ministros, a operação Tempus Veritatis também prendeu preventivamente quatro pessoas próximas do ex-presidente Bolsonaro:

  • Filipe Martins, ex-assessor especial de assuntos internacionais de Bolsonaro;
  • Marcelo Câmara, coronel do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro;
  • Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército.

Segundo a PF, há mandados sendo cumpridos em Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

Ainda de acordo com o material divulgado pela PF, o grupo investigado “se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”.

O primeiro eixo era voltado a construir e propagar informações falsas sobre uma suposta fraude nas urnas, apontando “falaciosa vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação”. “[…] discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022”, pontua a Polícia Federal.

O segundo “eixo”, por sua vez, praticava atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito – ou seja, para concretizar o golpe. Essa etapa, de acordo com as investigações, tinha o apoio de militares ligados a táticas e forças especiais.

Autor