Lula retoma viagens internacionais e amplia presença do País na África

Presidente brasileiro deve ir ao Egito e à Etiópia, dois dos novos membros dos Brics

21.08.2023 - Chegada a Joanesburgo. Aeroporto Internacional O.R. Tambo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com o objetivo de ampliar o protagonismo comercial do Brasil na África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma nesta terça-feira (13) a agenda de viagens internacionais. Lula – que já embarcou para o continente – deve ir ao Egito e à Etiópia, dois dos novos membros dos Brics (bloco comercial composto por países emergentes).

No Cairo, além de se reunir com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, o líder brasileiro deve visitar a sede Liga dos Estados Árabes. As duas agendas, previstas para esta quarta-feira (15), marcam os cem anos de relações entre Brasil e Egito.

Segundo o Planalto, “será discutida a possibilidade de ampliar as exportações agropecuárias do Brasil para o Egito. A expectativa do governo brasileiro é que o Egito passe a aceitar um número maior de certificações de abatedouros brasileiros, ampliando o fluxo comercial”.

Já na Etiópia, Lula vai participar, como convidado, da Assembleia da União Africana, que reúne 50 países do continente. Durante o encontro, haverá reuniões bilaterais com diversos chefes de Estado. Também foram convidados para a Assembleia o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas – Lula pretende se reunir com os dois.

Egito e Etiópia são dois dos novos membros dos Brics, bloco comercial que reúne economias emergentes. Composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo foi ampliado em 2023 com a adesão de cinco países: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.

As viagens internacionais foram priorizadas no primeiro ano do governo Lula, numa tentativa de reverter a imagem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou do Brasil – de “pária internacional”. Lula fez 15 giros em 2023, visitando 24 países, em 62 dias.

Autor