Lula planeja ida a todos os estados com Novo PAC e Institutos Federais

Presidente quer visitar todas as unidades da federação ainda neste semestre; ele levará anúncios do Novo PAC e de Institutos Federais, como já fez em SP, RJ e MG

Foto: Ricardo Stuckert

Depois de um primeiro ano exitoso de reposicionamento do país no cenário internacional, o presidente Lula deve acentuar as suas agendas no Brasil em 2024. A escolha tem o olhar voltado para as eleições municipais e o entendimento é por uma maior presença por aqui como forma de estreitar laços e melhorar o ambiente político com o Congresso Nacional.

Não que Lula deixará de viajar ao exterior. Inclusive ele já tem agendas marcadas no Egito e na Etiópia, onde participa da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, ainda em fevereiro.

No entanto, a ideia é que o presidente leve anúncios aos 26 estados e para o Distrito Federal ainda neste primeiro semestre.

Leia também: Lula entrega moradias e reafirma compromisso com população mais carente

Por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com as principais obras que serão realizadas indicadas pelos governadores pelo PAC Seleções, Lula deverá percorrer o Brasil e abrir a disputa eleitoral, pois governadores, prefeitos e deputados querem também capitalizar em cima das obras. Ele já começou a fazer os anúncios por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com aporte de recursos para grandes projetos e lançamentos de obras para novos campus do Instituto Federal, que deverá contar com mais 100 novas unidades em todo o país até 2026.

O movimento ainda tem o efeito de aproximar Lula de políticos com influência no Congresso Nacional e diminuir a sua rejeição em locais ainda impregnados pelo bolsonarismo. Além do encontro direto com a população nos estados, a maior proximidade com bases eleitorais regionais permite quebrar a resistência com políticos de partidos que fazem parte do governo, mas seguem sem dar apoio em votações no Congresso, como acontece com parlamentares do PP, Republicanos e União Brasil.

Existe o entendimento de que um bom desempenho da esquerda nas eleições municipais é fundamental para a reeleição presidencial em 2026, assim como para formar um futuro Congresso Nacional mais alinhado com o Executivo.

Leia também: PF fecha cerco contra cúpula que articulava golpe contra posse de Lula

Um exemplo de articulação por maior proximidade com membros do ‘centrão’ ocorreu com o deputado federal e presidente do Republicanos, Marcos Pereira, que viajou com Lula no avião presidencial para o evento de 132 anos do Porto de Santos, onde foi anunciado o túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá. Pereira, que almeja ser presidente da Câmara dos Deputados, é um dos elos que o governo alimenta para quebrar a resistência com partes do ‘centrão’ e com os evangélicos.

Enquanto Lula já começou a realizar anúncios pelo Sudeste para expandir sua influência, o ex-presidente Jair Bolsonaro que também pretendia percorrer o Brasil, segundo interlocutores, e acentuar a polarização para eleições de outubro, deverá ter um caminho difícil com o avanço das investigações da Polícia Federal, que, nesta quinta-feira (8), fechou o cerco contra integrantes do “Gabinete do Ódio”, que incentivaram um golpe de Estado no Brasil.

Sudeste

No Sudeste Lula já realizou agenda com três governadores da direita, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) de São Paulo, Cláudio Castro (PL) do Rio de Janeiro e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais. Somente o Espírito Santo do governador Renato Casagrande, que pertence a um partido da base do governo e foi apoiado por Lula nas eleições de 2022, não recebeu uma agenda nesta primeira incursão, mas a visita deverá acontecer em breve.

As agendas têm grande importância para o presidente, uma vez que dos três estados Lula só venceu em Minas nas últimas eleições, e por uma curta margem: Lula venceu com 50.2% dos votos, enquanto Bolsonaro (PL) ficou com 49.8%.

Já em São Paulo Bolsonaro teve 55.24% e Lula 44.76%. No Rio de Janeiro, foi 56.53% contra 43.47% de Lula.

Leia também: Cai a rejeição ao governo Lula, aponta pesquisa

Quando comparada a eleição de 2018 com o último pleito presidencial, Lula conseguiu um avanço substancial e amealhou 7,7 milhões de votos a mais do que Haddad no Sudeste no segundo turno das eleições 2022. Um grande crescimento na região que auxiliou na sua terceira vitória.

No total, Lula recebeu 22,79 milhões de votos no segundo turno no Sudeste, o maior número absoluto de votos recebido por região com uma diferença de 260 mil para o Nordeste. Portanto, o aumento no Sudeste foi fundamental para a vitória, assim como a manutenção da esmagadora maioria que votou na esquerda no Nordeste.

Outro ponto de observação que os números nestes estados trazem é de que Lula ainda tem margem para avançar sobre o bolsonarismo ao melhorar os seus percentuais.

Entregas

Em Santos (SP), em 2 de fevereiro, o presidente Lula anunciou o investimento para as obras do túnel que ligará Santos ao Guarujá, em São Paulo – o primeiro túnel imerso da América Latina e que terá 860 metros. O investimento previsto é de R$ 5,8 bilhões do governo federal, pelo Novo PAC, e do governo do estado, em obra que será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). Na ocasião ainda foram entregues unidades do Minha Casa Minha Vida.

Em Magé (RJ), no último dia 6, o presidente entregou de 832 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando 3,3 mil pessoas. Simultaneamente, outros 200 empreendimentos também foram entregues em Paracatu (MG), 152 em Euclides da Cunha (BA) e 144 em Santo Antônio da Posse (SP).

Na sequência, a comitiva se dirigiu a Belford Roxo, também no Rio, onde foi anunciada a construção do Hospital Oncológico e a sede do Campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no município.

Leia também: Com Lula e sem teto de gastos, investimentos crescem 81%

No dia seguinte, na capital carioca, Lula lançou os Institutos Federais Cidade de Deus e Complexo do Alemão, além de anunciar unidades em São Gonçalo, Teresópolis e Campo Grande.

Nesta quinta-feira (8), a agenda ocorreu em Belo Horizonte (MG), onde foi anunciado mais de R$ 120 bilhões de investimentos federais para obras do Novo PAC em Minas, sem contar a indicação para obras de mais oito Institutos Federais no estado.