Mercado aquecido faz número de demissões voluntárias bater recorde

Foram 7,3 milhões demissões voluntárias em 2023, de acordo com estudo baseado em dados do Ministério do Trabalho. Desemprego em baixa é uma das explicações

Foto: Agência Brasília

A economia sob Lula começa 2024 de forma aquecida. De acordo com a LCA Consultores com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as demissões voluntárias aumentaram e marcaram recorde de 7,3 milhões no ano anterior. Este é um dos indicativos de que a oferta de empregos continua em alta e de dinamismo dos setores produtivos.

Os dados revelam que no total foram desligadas 21,5 milhões de pessoas com emprego registrado, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Leia também: Brasil tem menor taxa de desemprego entre jovens em 9 anos

Assim, a quantidade de demissões voluntárias teve aumento 7,9% em comparação com 2022, que registrou 6,8 milhões. Em 2021, foram 5,6 milhões.

Especialistas consultados pela CNN indicam que o fato se deve a uma taxa de desemprego reduzida que chegou a 7,8% em 2023, o menor patamar desde 2014, e a um mercado de trabalho dinâmico depois do cenário de pandemia em que o home office (trabalho remoto) cresceu.

Segundo os dados compilados, a maior movimentação de trabalhadores está entre os que possuem pós-graduação completa, chegando a 46,9% (76,6 mil) das 163,4 mil demissões voluntárias do grupo.

Os trabalhadores com doutorado também atingem uma proporção alta, 40,9%, e com metrado 42%.

Outro quesito que chama a atenção é a demissão voluntária entre jovens de 18 a 24 anos com movimento de 39,5% entre as demissões voluntárias e de 36,5% entre quem possui 25 a 29 anos.

*Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor