Para ampliar acesso ao Desenrola, governo fecha parceria com Serasa

Com a mudança, anunciada nesta quinta-feira (15) pelo Ministério da Fazenda, pessoas que visitam site do Serasa podem ter acesso direto ao Desenrola para negociar dívidas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Como forma de ampliar e facilitar o acesso ao Desenrola Brasil, o ministério da Fazenda anunciou, nesta quinta-feira (15), que o acesso ao programa poderá ser feito também por meio de site do Serasa. Antes, o acesso ocorria apenas pela plataforma desenrola.gov.br. A integração está em funcionamento desde o dia 9. 

“O site do Desenrola vai funcionar como um hub [distribuidor de informação], podendo ser acessado por meio dos canais parceiros. O benefício para a população já está dentro da plataforma. O desafio é fazer com que mais pessoas cheguem até ela”, explicou Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do Ministério da Fazenda. 

Ele lembrou ainda que o Serasa “é uma grande plataforma de renegociação no país, com um volume de acesso diário muito relevante e que servirá como mais um canal de entrada. Com esse incremento da Serasa e de outros parceiros, esperamos facilitar o acesso e ampliar ainda mais o alcance do programa nessa reta final, até o fim de março”. 

Leia também: Governo Lula isenta do Imposto de Renda quem ganha até 2 salários mínimos

De acordo com o serviço, são feitas, diariamente, 6,5 milhões de consultas sobre empresas e consumidores no Serasa. Todos os meses, mais de 26 milhões de pessoas acessam o seu site e o aplicativo. Com a parceria, a expectativa do MF é atrair para o site do Desenrola quem tem propostas disponíveis para negociação na plataforma, mas ainda não entrou no site, ou acessou, mas não negociou.  

Outra mudança recente diz respeito à possibilidade de parcelamento das dívidas renegociadas no site do Desenrola para quem tem perfil bronze no cadastro do Gov.br. Antes, em média, 19% das negociações diárias eram feitas por pessoas que tinham esse perfil e só podiam pagar o valor negociado à vista. Do último dia 29/1 até o momento, em média, 40% das negociações feitas diariamente são por usuários com conta bronze (pagamentos à vista e parcelado). 

Segundo o Ministério da Fazenda, até agora 12 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo Desenrola Brasil, que propiciou a negociação de R$ 35 bilhões em dívidas. 

Os descontos médios na plataforma do programa são de 83%, alguns casos chegando a 96%, com pagamento à vista ou parcelado sem entrada e com até 60 meses para pagar, e estão disponíveis até o dia 31 de março, para a faixa 1 do programa, que consiste nas negociações feitas por meio do site.

A faixa 1 contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. Ela engloba as dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada (valor original, sem os descontos do Desenrola). Além das dívidas bancárias, como cartão de crédito, também estão incluídas as contas atrasadas de outros setores, como energia, água, telefonia e comércio varejista. 

(PL)

Autor