Cabo eleitoral de Boulos, Lula mantém aprovação alta em SP

Conforme o Instituto Paraná Pesquisa, presidente tem 54,9% de aprovação na cidade, onde derrotou Bolsonaro por 53,54% dos votos válidos

(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui um índice de aprovação de 54,9% na cidade de São Paulo, onde derrotou Bolsonaro nas eleições presidenciais com 53,54% dos votos válidos.

Assim, Lula se revela o mais importante apoiador da pré-candidatura a prefeito do deputado Guilherme Boulos (PSOL), que tem o apoio do PT, PCdoB, PDT, PV e Rede.

De acordo com os números divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Paraná Pesquisa, o presidente terá papel importante na disputa.

É o que mostra a estimulada quando se questiona como o eleitor decidirá a escolha do candidato. 46,7% dizem que pelo projeto de governo, 22% vai resolver somente na semana das eleições, 16,5% pelo apoio de Lula, 12,4% pelo apoio de Bolsonaro e 2,3% não souberam responder.

Na capital paulista, 54,9% aprovam a administração de Lula contra 41,9% que desaprovam. 3,2% não opinaram.

Leia mais: São Paulo: Boulos lidera; Salles e Nunes empatam em 2º

A pesquisa revela que a aprovação do presidente na cidade continua alta. No último levantamento, em dezembro do ano passado, Lula tinha 55,1% de aprovação.

Na pesquisa espontânea, Boulos tem 8,7% da preferência do eleitor contra 5,3% de Ricardo Nunes (MDB), o atual prefeito. A deputada Tabata Amaral (PSB) aparece com 1,2%.

Na estimulada [na presença da lista dos candidatos], Boulos teria 33% contra 32% do prefeito. Nesse cenário, Tabata teria 9,7%. O índice de indeciso é de 6,2% e brancos e nulos 9,9%.

Em outro cenário, Nunes levaria leve vantagem sem mais candidatos do campo bolsonarista na disputa.

Num eventual segundo turno, o atual prefeito teria 43,3% contra 39,6% de Boulos. Ou seja, todos os cenários apontam para uma eleição disputada.

Autor