Lula participará de eventos de países caribenhos e Celac

Lula participa como convidado especial da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom) e segue para reunião da Celac

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcará na próxima quarta-feira (28) em Georgetown, capital da Guiana, para participar do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), como convidado especial. A Caricom, criada em 1973, é um dos organismos de integração regional mais antigos em funcionamento no mundo, composta por 15 países e representando cerca de 19 milhões de pessoas.

O Brasil mantém uma relação comercial significativa com a Caricom, que cresceu nos últimos anos, passando de US$ 1 bilhão para US$ 2,6 bilhões. O presidente Lula abordará temas comuns da agenda do Brasil, que atualmente preside o G20, como segurança alimentar e mudança climática, questões importantes para os países caribenhos.

Leia também: 3ª Cúpula CELAC-UE revela força da unidade latino-americana
As tensões da Cúpula CELAC-União Europeia
Caricom pede fim do bloqueio dos EUA contra Cuba

Após participar do encontro regional, Lula se reunirá com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para consolidar a relação comercial entre os dois países, impulsionada pelo recente boom econômico da Guiana devido à descoberta de grandes reservas de petróleo e gás. O comércio bilateral entre Brasil e Guiana aumentou 1000% nos últimos três anos, especialmente pela importação de petróleo e derivados.

Em seguida, Lula viajará para São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Kingstown, capital do país. O Brasil reintegrou a Celac, composta por 33 países, sob a gestão do presidente Lula, após sua saída do bloco durante o governo anterior. A cúpula será uma oportunidade para avaliar os progressos alcançados e ampliar a cooperação na região. Lula também terá reuniões bilaterais com outros líderes, incluindo a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

Essas viagens marcam o compromisso do Brasil em fortalecer laços com os países da região caribenha e latino-americana, promovendo a cooperação e o desenvolvimento regional.

Autor