Polícia Federal prende motorista que tentou invadir Palácio da Alvorada

De acordo com informações da própria PF, o motorista seria um morador da região e teria se perdido no caminho para casa.

palácio da alvorada

A Polícia Federal (PF) anunciou neste sábado (24) a prisão do motorista suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, durante a madrugada. O indivíduo foi detido por volta das 17h, e seu veículo, um Ford Focus, também foi apreendido. As autoridades estão investigando o incidente.

De acordo com informações da própria PF, o motorista seria um morador da região e teria se perdido no caminho para casa. Ele será interrogado para fornecer mais detalhes sobre o ocorrido.

O incidente ocorreu quando o veículo desrespeitou um bloqueio, embora não tenha conseguido se aproximar do Palácio da Alvorada, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifício. Após a tentativa de invasão, o suspeito fugiu do local no próprio automóvel usado na ação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Silva estavam na residência no momento do incidente, mas permaneceram em segurança. A PF emitiu uma nota informando que aguarda mais informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável pelos bloqueios e abordagens nas imediações dos prédios e residências oficiais do presidente e vice.

Segundo o GSI, a tentativa de invasão ocorreu na via que dá acesso aos palácios Jaburu, residência do vice-presidente Geraldo Alckmin, e Alvorada.

O histórico mostra que esta não é a primeira vez que ocorrem tentativas de invasão das residências oficiais do presidente e vice-presidente da República em Brasília. Nos últimos anos, houve diversos incidentes documentados, envolvendo indivíduos que tentaram adentrar os locais sem autorização.

Em 2008, um homem identificado como Denis tentou invadir o Palácio da Alvorada e acabou baleado na perna. Cinco anos antes, um mecânico de veículos também tentou invadir o mesmo local investindo contra o portão de ferro com um automóvel Fiat Uno. Outros incidentes semelhantes ocorreram ao longo dos anos, demonstrando os desafios enfrentados pelos órgãos de segurança na proteção das residências oficiais em Brasília.

Da Agência Brasil

Autor