No Mês das Mulheres, Andreia Diniz assume a presidência da Fitmetal

Ao longo de março, Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil será presidida, de forma inédita, por uma mulher

A partir desta sexta-feira (1º/3), a Fitmetal (Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) será presidida, de forma inédita, por uma mulher. A missão caberá à atual secretária de Finanças da entidade, Andreia Diniz, que vai substituir o presidente Assis Melo ao longo do mês.

A decisão foi aprovada na última reunião da direção executiva, em 22 de fevereiro, e será uma das ações da Fitmetal para celebrar o 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres. Também nesta sexta-feira, uma reunião organizada pela Secretaria da Mulher da Federação vai aprovar o calendário de lutas para todo o mês de março.

É a primeira vez que uma mulher está à frente da Fitmetal. Metalúrgica de Minas Gerais, Andreia foi também a primeira mulher a entrar para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, além de ser uma das fundadoras da Fitmetal.

“A indicação ao cargo pode ser nominal e temporária, mas nossa missão é coletiva e cotidiana”, resume Andreia. “Vemos que, em praticamente todas as bases da Fitmetal, as sindicalistas mulheres lutam para que as pautas específicas das trabalhadoras tenham visibilidade e protagonismo.”

Quem propôs a mudança na Federação foi o próprio presidente Assis Melo, num reconhecimento às contribuições das mulheres operárias às lutas e às conquistas da classe trabalhadora. “Já temos o orgulho de ser a federação metalúrgica com mais representação feminina – e ninguém simboliza essa história melhor do que a companheira Andreia”, afirma Assis.

Na opinião da secretária da Mulher da Fitmetal, Valéria Possadagua, a posse de Andreia Diniz na presidência é um marco histórico. “A Andreia é uma referência para todas nós, por encarnar a força das trabalhadoras tanto nas fábricas quanto no movimento sindical”, diz Valéria.

Em todo o Brasil, as mulheres representam pouco menos que 20% da categoria metalúrgica. Mas, na Fitmetal, elas são 27% da direção plena e 33% da direção executiva. Além de Andreia e Valéria, integram a executiva da Federação a vice-presidenta Raimunda Leone e as secretárias Eremi Melo (Formação), Flora Lassance (Comunicação) e Fabiana Machado (Juventude).

Autor