Biden e Trump confirmam número de delegados e reeditarão disputa em 2024

No entanto, cresce a pressão para que Biden desista da tentativa à reeleição, abrindo espaço para uma alternativa mais jovem.

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump conquistaram nesta terça (12) o número suficiente de delegados do Colégio Eleitoral de seus partidos para garantir a indicação do democrata e republicana à eleição em novembro.

Trump conquistou o número de 1.215 delegados, enquanto Biden ultrapassou a marca de 1.968 delegados. Vem crescendo, no entanto, a especulação de que o atual mandatário poderia desistir da sua candidatura.

Isto porque todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial colocam o líder da extrema-direita norte-americana à frente ou empatado tecnicamente. Biden não lidera uma pesquisa desde janeiro.

Recentemente, o “The New York Times” publicou um levantamento em que 73% dos eleitores democratas entrevistados concordaram total ou parcialmente que Biden está velho demais para governar o país de modo eficaz.

Um dos receios da campanha democrata é que o eleitorado não se dê ao trabalho de ir às urnas, por falta de motivação.

Quadro que poderia mudar se uma troca de candidato fosse efetivada. Um novo postulante, com baixa rejeição, teria vantagem contra o problemático bilionário da Florida.

Se confirmada as candidaturas, esta será a primeira reedição de uma disputa à Presidência do país em quase 70 anos.

Em comunicado, Biden disse que estava honrado porque os eleitores democratas “depositaram sua fé em mim mais uma vez para liderar nosso partido — e nosso país — em um momento em que a ameaça que Trump representa é maior do que nunca.”

Em um vídeo postado nas redes sociais por sua campanha depois de garantir a indicação, Trump chamou a terça-feira de um “grande dia de vitória”, mas disse que era hora de se concentrar em derrotar Biden em novembro. “Quero agradecer a todos, mas, muito mais importante, temos que nos dedicar a vencer Joe Biden”, disse ele.