PCdoB lança campanha de filiação durante comemoração de 102 anos de lutas

Durante o Festival Vermelho, em Salvador, a presidenta do PCdoB e ministra Luciana Santos lançou a campanha de filiação para agregar aqueles que lutam pela democracia

Edson França, Nádia Campeão, secretária Nacional de Organização do PCdoB, e o vereador João Felipe (Barreiras/BA), que filiou-se ao PCDoB e simbolizou o lançamento da campanha de filiação. Foto: Jorge Carneiro

Em meio às comemorações dos 102 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a presidente nacional da legenda, Luciana Santos, lançou oficialmente na manhã deste sábado (23) a campanha de filiação do partido durante um evento realizado em Salvador, cidade que testemunha a segunda edição do Festival Vermelho.

Diante da moldura proporcionada pela Baía de Todos os Santos, Luciana Santos destacou a importância histórica do PCdoB, que se destaca como a única legenda brasileira a alcançar mais de um século de existência. Desde sua fundação, em 25 de março de 1922, o partido esteve na linha de frente das batalhas políticas e sociais que moldaram o Brasil contemporâneo.

“Nosso Programa Socialista para o Brasil expressa a convicção de que se impõe remover os obstáculos que travam o país para se desenvolver com a robustez e qualidade de que necessita. Para isso, é imperativa a luta pela realização de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que empreenda as reformas e rupturas necessárias”, afirmou Luciana Santos, destacando a visão do partido em construir um Brasil mais justo e igualitário.

O aniversário do PCdoB coincide com os 60 anos do golpe militar de 1964, um período sombrio na história do país. Luciana lembrou dos líderes do partido, incluindo guerrilheiros do Araguaia, que lutaram contra a ditadura militar em defesa da democracia.

Leia também: Debate promove reflexões sobre o socialismo em tempos de crise capitalista
Festival Vermelho debate as diversas faces da defesa da democracia
Documentário “102 Anos de Lutas do PCdoB” é apresentado no Festival Vermelho
Ato Internacionalista reforça apoio à Palestina
Festival Vermelho em solo baiano encanta com programação diversa

“A bandeira democrática, tanto em nosso país como em outros países das Américas e da Europa, cresceu ainda mais de importância pelos ataques que sofre da extrema-direita, hoje em ascensão. Das mãos dos comunistas, mesmo quando isto lhes custou a própria vida, a bandeira da democracia nunca caiu e jamais cairá!”, enfatizou Luciana, ressaltando o compromisso inabalável do PCdoB com os valores democráticos.

No contexto político atual, Luciana Santos destacou a importância da vitória do governo do presidente Lula na missão de reconstruir o país e impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento soberano. O PCdoB, que apoia e participa do governo Lula, com Luciana como ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, defende a união de amplas forças progressistas para enfrentar os desafios e ameaças à democracia.

“Começa, hoje, no Festival Vermelho uma campanha nacional de filiação ao PCdoB. Se você quer lutar por um Brasil melhor, de paz, segurança, trabalho, desenvolvimento e equilíbrio ecológico, junte-se a nós, venha, faça sua filiação ao PCdoB”, convidou Luciana Santos, conclamando os cidadãos a se engajarem na luta por um país mais justo e solidário.

Ao encerrar seu discurso, a presidente do PCdoB reafirmou o compromisso do partido em seguir adiante, fortalecendo-se como uma voz ativa na defesa dos direitos do povo brasileiro e na busca por um Brasil verdadeiramente democrático e socialista.

Leia a íntegra do pronunciamento de Luciana Santos

Campanha para atrair lutadores sociais

A Secretária Nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, anunciou o lançamento da campanha nacional de filiação, convocando os presentes a se engajarem na construção de um PCdoB ainda mais forte e representativo.

Com o objetivo de atrair novos membros e reforçar o papel do partido na luta por um Brasil mais justo e igualitário, a campanha de filiação será realizada nos meses de abril, maio e junho. Nádia destacou a importância não apenas de filiar novos militantes, mas também de garantir que eles se engajem ativamente nas organizações de base do PCdoB em todo o país.

“Queremos um PCdoB à altura das nossas ideias. Chegaremos ao nosso 16º Congresso, no próximo ano, com um partido muito maior do que reunimos no 15º Congresso. Vamos fazer um Congresso de arrasar!”, declarou Nádia, ressaltando a importância de ampliar a representatividade do partido e fortalecer sua atuação política.

A secretária nacional de organização enfatizou que, diante dos desafios enfrentados pela população, é fundamental que os cidadãos se envolvam na luta política e encontrem espaço para contribuir com suas ideias e propostas. Ela destacou o papel do PCdoB como um partido revolucionário, popular, democrático e inclusivo.

Durante o evento, foram anunciadas as filiações de novos membros, como o vereador João Felipe, que retorna ao partido em Barreiras, Bahia, após um período de afastamento. O vereador Emerson, de Osasco, também se filia durante o lançamento. João Felipe expressou sua alegria em voltar para casa e reafirmou seu compromisso com os ideais do PCdoB.

“Estou feliz por retornar ao PCdoB e empunhar a bandeira do socialismo. Vamos juntos construir um país e uma cidade socialista, mostrando o valor deste partido centenário do qual tenho orgulho em fazer parte”, afirmou o vereador.

Ao encerrar seu discurso, Nádia Campeão conclamou todos os presentes a se unirem à campanha de filiação do PCdoB, destacando a importância de cada indivíduo na construção de um Brasil mais justo e igualitário.

“Vamos filiar a juventude, ocupar esses espaços e mostrar o valor que temos deste partido centenário, que nos honra com sua história. Viva o Partido Comunista do Brasil!”, concluiu Nádia, encerrando o lançamento da campanha de filiação com entusiasmo e determinação.

Mulheres na Política e Bem Comum

Durante o lançamento da campanha de filiação, dois pronunciamentos em vídeo se destacaram, trazendo mensagens poderosas sobre a participação política das mulheres e a importância do bem comum na construção de um país mais justo e igualitário.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a ministra Luciana Santos (PCdoB-PE) foram as vozes que ecoaram nessas mensagens, que circularão pelos meios de comunicação durante toda a campanha, buscando atrair novos membros para o partido.

No primeiro vídeo, Jandira Feghali trouxe à tona um tema crucial: a participação das mulheres na política. Com firmeza e determinação, ela destacou a luta do PCdoB para ter mais mulheres ocupando cargos de liderança, desde bancadas federais até prefeituras. “As mulheres precisam estar onde as coisas se decidem”, enfatizou Feghali, ressaltando que a democracia e a igualdade são valores intrínsecos à presença feminina na política. O convite foi claro: “Vem com a gente.”

Por sua vez, a ministra Luciana Santos trouxe uma mensagem de otimismo e compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Enfatizando a defesa da democracia e a parceria com o presidente Lula, ela reforçou o compromisso do PCdoB com um país mais justo e inclusivo. “Para as eleições municipais, vamos fortalecer essa luta e fazer o Brasil com a cara do nosso povo”, afirmou Luciana, convidando os interessados a se juntarem ao partido.

Além desses pronunciamentos, um vídeo síntese foi apresentado, destacando o valor do bem comum e a visão de futuro do PCdoB. Com uma mensagem inspiradora, o vídeo enfatizou a importância de sonhar alto, lutar por uma vida melhor e defender ideias avançadas. O convite final foi direto: “O que você está esperando? Vem para o PCdoB e faça parte dessa transformação.”

Autor