Pacheco resgata luta pela democracia nos festejos de 200 anos do Senado

O órgão foi formalmente criado pela primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824

Plenário do Senado (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Nos festejos dos 200 anos da instituição, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse em solenidade nesta segunda-feira (25) que a Casa agiu como baluarte num momento dramático da nossa história.

“O Senado, em conjunto com outras instituições, rechaçou investidas recentes contra o processo eleitoral brasileiro, contra a normalidade democrática, contra a transição pacífica de poder. Ao fazê-lo, o Senado e essas demais instituições mostraram o vigor do sistema legal brasileiro e a força do compromisso democrático”, discursou.

O órgão foi formalmente criado pela primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824.

Pacheco afirma que, ainda no período recente, o Senado desempenhou papel importante na tragédia da pandemia da Covid-19, sucessão de crises econômicas e o surgimento de uma perigosa onda de extremismo, radicalismo e polarização.

Leia mais: PCdoB, 102 anos: a presença dos comunistas no Senado

“Nós queremos um país moderno, nós queremos um país inclusivo, nós queremos um país socialmente justo. Nós queremos, nas palavras da primeira senadora negra do Brasil, Laélia de Alcântara: ‘Uma democracia verdadeira, em que o povo terá a sua vez de falar’. Uma democracia substantiva, em que os direitos sociais não sejam meras aspirações”, disse.

“O Senado tem a glória de completar seus 200 anos como um farol da vida pública brasileira; um farol e um esteio. O farol se manteve aceso, mesmo quando as forças da política relegaram o país à escuridão de autoritarismos. O esteio se manteve firme, mesmo quando os abalos da história fizeram o mundo trepidar”, completa.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que a Casa deu demonstração do seu compromisso com a nação ao elaborar normas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, na aprovação da Lei de Saneamento Básico e da legislação que trata dos crimes contra o Estado democrático de direito.

“Sem ignorar ainda a Lei Geral de Proteção de Dados e a recentíssima reforma tributária. E de iniciativa de Vossa Excelência acaba de ser instalada a comissão, já em funcionamento, que trata da regulamentação da inteligência artificial”, lembra Mendes.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade, disse que o governo aposta na parceria com a Casa para superar “um desafio enorme”, que é “recuperar a saúde das contas públicas”.

“Quero agradecer mais uma vez, presidente Rodrigo Pacheco, ao seu papel, na mediação dessa negociação política, de medidas que são muito importantes para garantir o equilíbrio das contas públicas, para que a gente possa consolidar essa recuperação em vias, alcançarmos um déficit primário zero”, disse o ministro.

As conquistas no equilíbrio das contas, de acordo com o ministro, têm tido um papel muito importante, inclusive, influenciando as decisões da autoridade monetária. “Não à toa, nós tivemos seis reuniões consecutivas do Banco Central que reduziram a taxa de juros no país, iniciando uma trajetória decrescente da taxa de juros no nosso país, que a gente quer que seja cada vez mais íngreme”, lembra.

Mulheres

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) aproveitou para fazer uma reivindicação na data.

“Nesses 200 anos de Senado, nós nunca tivemos, por exemplo, uma mulher presidindo a Casa. Nós estamos há 12 anos sem nenhuma mulher titular na mesa dos trabalhos. Então acho que esse é o nosso maior desafio neste momento. É muito bom a gente comemorar 200 anos, mas é muito bom também a gente marcar novos desafios para os próximos anos”, reivindica.

Selo

O Senado e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançaram também três selos postais alusivos aos 200 anos do Senado. A obliteração dos selos, ou seja, o carimbo para que esses emblemas não possam ser copiados, foi feita por Pacheco e pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Na solenidade, também foi lançado um bloco postal de selos para comemorar os 200 anos.

O Senado transmite ao vivo, nesta segunda-feira (25), o espetáculo musical Senado 200 Anos: Uma Jornada Histórica Rumo ao Futuro, com regência do maestro João Carlos Martins. A transmissão, a partir de 19h30, será feita pela TV Senado, pelo SescTV e pela Rádio Senado. O evento poderá ser acompanhado também no Youtube.

Com informações da Agência Senado

Autor