Com Lula, salários crescem acima da inflação pelo 15º mês seguido

Boletim Salariômetro, da Fipe, mostra que os acordos coletivos foram benéficos aos trabalhadores com reajuste mediano de 5%, resultado que não acontecia desde 2018

Foto: Marcello Casal Jr.

O Boletim “Salariômetro” mostrou que o reajuste do salário médio dos brasileiros marcou em fevereiro o 15º mês seguido acima da inflação, o que revela forte ganho real para os trabalhadores no governo Lula. Os dados ainda mostram que a marca não era alcançada desde julho de 2018 e que existe grande possibilidade de que março apresente novo ganho, marcando o 16º mês consecutivo de salários aquecidos, assim como o mercado de trabalho.

O Boletim feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, mostra que as negociações salariais favoráveis aos trabalhadores chegaram a 5% no mês de fevereiro. Isto marca um incremento de 1,2% acima dos 3,8% de inflação acumulada nos últimos 12 meses registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Leia também: Brasil surpreende e gera 180 mil empregos formais em um mês

O relatório produzido ainda indica que o INPC deve seguir abaixo de 4% nos próximos 12 meses, o que oferece a possibilidade de mais reajustes benéficos aos trabalhadores. Para março a projeção de reajuste mediano é de 5,5% nos salários em quase 95% das negociações.

Conforma a Fundação, 89,1% das 1300 negociações tiveram ganhos reais acima da inflação, em 2024. Isto acontece porque a inflação baixa permite reajustes maiores, o que é benefício para a classe trabalhadora.

Leia também: BC reduz taxa de juros, mas queda segue em marcha lenta 

Nas regiões os ganhos reais foram:

  • Sudeste 3,18%;
  • Norte 1,79%;
  • Centro-Oeste e Nordeste 1,29%;
  • Sul 1,20%.

Entre os setores foi de:

  • Construção Civil 3,2%;
  • Agropecuária e Serviços 2,2%;
  • Comércio e Indústria, ambos com 1,3%.

O piso mediano de fevereiro ficou em R$1.488,00, um valor 5,4% acima do Salário Mínimo.

O Salariômetro analisa 40 tipos de cláusulas dos textos dos acordos coletivos e das convenções coletivas depositados no Mediador do MTE em dados quantitativos.