Em parceria Brasil-França, Lula e Macron lançam submarino Tonelero

Em cerimônia no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), a terceira embarcação do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, feita em parceria com a França, foi batizada por Janja

Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em visita ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, participou nesta quarta-feira (27), com o presidente Lula, do lançamento ao mar do Submarino Tonelero, fabricado totalmente no Brasil pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub) em parceria estratégica com a França. O desenvolvimento conjunto das embarcações foi firmado em 2008, no segundo mandato de Lula, com orçamento total para o ProSub em R$ 40 bilhões.

O Programa já lançou os submarinos Riachuelo (2018), Humaitá (2020) e lança agora o Tonelero que ficará agora em período de teste até ser comissionado. Todos são submarinos convencionais e ainda devem contar com um quarto lançado em 2025, o Angostura. Por fim, até o final da década, o Brasil deve lançar ainda o primeiro submarino de propulsão nuclear, o Álvaro Alberto, completando as cinco embarcações do ProSub.

A cerimônia do Tonelero ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí (Rio de Janeiro), com a primeira-dama Janja Lula da Silva batizando o submarino – como estabelece a tradição marítima.

Leia também: Lula e Macron anunciam plano de investimento bilionário para a Amazônia

De acordo com o presidente Emmanuel Macron, a parceria neste ramo representa para a França “grande orgulho” pela transferência inigualável de tecnologias, pois jamais o país compartilhou tanto o seu conhecimento com outra nação.

“Este terceiro submarino é um testemunho muito concreto daquilo que os nossos países podem realizar juntos em uma verdadeira parceria estratégica. Fico particularmente feliz que vocês tenham a honra do lançamento operacional desses magníficos instrumentos de combate”, disse o francês.

“Temos a independência das grandes diplomacias, das grandes Forças Armadas. Queremos defender a nossa independência e soberania, e junto com isso o respeito pelo direito internacional em todo o mundo. Acreditamos na paz, porque ela constrói equilíbrio, e isso exige que sejamos fortes. As grandes potências pacíficas como a França e Brasil devem reconhecer que nesse mundo, cada vez mais desorganizado, temos que ser capazes de ter firmeza e força, porque somos as potências que não querem ser lacaias de outros. Temos que saber defender com credibilidade a ordem internacional. Esta é a nossa visão geopolítica, de grandes potências que cooperam em prol de uma ordem internacional e seus equilíbrios, que rejeitam a partilha do mundo, rejeitam esta divisão, é isto mesmo que nos une”, completou Macron, ao ressaltar que Brasil e França comungam da mesma visão comunitária e pela paz internacional.

Em seguida, Lula lembrou que no próximo ano se completa 200 anos de relação diplomática entre Brasil e França, e destacou a força do ProSub para a soberania nacional.

“Hoje, com o complexo instalado aqui na Baía de Sepetiba, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval com geração de emprego e renda e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, celebrou.

Leia também: Em votação histórica, França inclui direito ao aborto na Constituição

Lula ainda apontou que os dois países irão firmar um Comite Bilateral de Armamentos, em busca de maior equilíbrio em produtos de defesa, e que na quinta-feira (28), assinará “a maior quantidade de acordos” já realizada entre Brasil e França.

Ao final de sua fala, o presidente brasileiro indicou que a parceria entre os países deve evoluir – ainda no ramo da tecnologia, porém voltada para as relações sociais – para um entendimento no sentido de “produzir uma inteligência artificial do bem, para ajudar a cuidar da saúde, ajudar a cuidar do povo pobre, melhorar a descarbonização do planeta terra. E não uma inteligência artificial para contar fake news todos os dias para milhões de seres humanos”.

A cerimônia contou com a presença do ministro de Estado da Defesa, José Mucio; do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do embaixador França Brasil, Emmanuel Lenain; do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; além de lideranças políticas francesas e brasileiras, diretores de empresas parceiras e militares.

Tonelero

Conforme informações da Marinha, o Tonelero tem as seguintes características:

  • Velocidade máxima de 37 km/h;
  • Descolamento submerso de 1,8 mil toneladas;
  • Pode superar profundidade de 250 metros;
  • Propulsão diesel-elétrica;
  • 71,62 metros de comprimento;
  • 6,2 m de diâmetro;
  • 15 m de altura;
  • Transporta até 35 pessoas;
  • Equipado com 6 turbos de armas (torpedos, mísseis antinavio e minas).

Além dos três submarinos da Classe Riachuelo já lançados, o Brasil conta em sua frota com os submarinos Tupi e Tikuna.

Veja como foi o lançamento e o batismo do Tonelero: