Governo prepara anúncios do Novo PAC para baixa renda

Plano prevê anúncios em abril que contemplam acesso à água em áreas rurais, urbanização de favelas, regularização de assentamentos, além de ampliação de crédito

Foto: Brunno Carvalho/Governo do Maranhão

O governo Lula prepara novos anúncios de obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e pacote de medidas econômicas nas próximas semanas, conforme aponta o g1. O principal alvo é a população de baixa renda com anúncios feitos até 15 de abril, de acordo com ministros e interlocutores do governo.

Destacam-se medidas para:

  • acesso à água em áreas rurais;
  • urbanização de favelas;
  • regularização de assentamentos.

Outro ponto é a renovação da frota de ônibus, incluindo veículos elétricos voltados para a redução das emissões de carbono. A renovação será fundamentada em financiamento com juros mais baixos, subsidiados com recursos do Fundo Clima e do FGTS.  A ideia é quintuplicar a margem de 500 ônibus elétricos em circulação no país.

Água, obras e assentamentos

No Eixo do Novo PAC “Água para Todos” 17 estados devem ser atendidos. Pará, Ceará e Bahia tem as maiores demandas na lista de projetos de poços, fontes de captação de água, ou mesmo sistema de água encanada até imóveis.

Leia também: Governo Lula quer turbinar Novo PAC com emendas de parlamentares

As previsões ainda contemplam saneamento básico, contenção de encostas e iluminação pública pelo Novo PAC em áreas de favelas. Outro ponto passa pela regularização fundiária destas localidades.

Economia

Na parte econômica uma Medida Provisória deve ser oferecida para ampliar o crédito para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que tenham interesse em empreender.

Leia também: Lula planeja ida a todos os estados com Novo PAC e Institutos Federais

Outra vertente estabelece a ampliação de crédito imobiliário para alavancar o crescimento do setor. A forma encontrada seria a emissão de títulos imobiliários por mercado secundário, onde se poderá comprar e vender ativos já anteriormente emitidos no mercado primário, o que potencializa o ramo.

*Informações g1

Autor