Lula recebe secretário do Vaticano no Palácio do Planalto

Enviado do Papa Francisco tratou com o presidente temas acerca da proteção dos povos indígenas, superação das desigualdades e combate à fome

Foto: Ricardo Stuckert

Nesta segunda-feira (8), o presidente Lula recebeu no Palácio do Planalto o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, enviado do Papa Francisco.

Segundo o governo, no encontro o cardeal Parolin citou o interesse da Santa Sé sobre a situação dos povos indígenas, pela qual Lula falou da criação do Ministério dos Povos Indígenas, destacando que o órgão, assim como a FUNAI, é presidido por uma indígena.

Ainda neste tema, o presidente ressaltou que, em breve irá anunciar a homologação de novas terras e comentou os esforços de proteção da população yanomami, que passa pelo combate ao garimpo ilegal.

Leia também: Forças Armadas retomam combate ao garimpo ilegal nas terras Yanomami

Outro ponto tratado foi a superação das desigualdades e o combate à fome. Lula falou sobre a mobilização da presidência brasileira do G20 para tratar os temas. Nesse sentido, lembrou que conversou pessoalmente com o papa sobre este assunto, assim como tratou da questão indígena e das guerras que assolam o planeta.

De acordo com o Planalto, Lula relembrou a Parolin da saída do Brasil do mapa da fome da ONU em 2014, mas ponderou que situação, infelizmente, retornou nos últimos anos. “É preciso criar uma consciência de que a fome não é aceitável”.

Leia também: Brasil apresenta ações contra fome aos países do G20

O presidente ainda elogiou a posição destacada do Papa Francisco como um dos grandes líderes que tem se colocado contra a guerra e a desigualdade. Por fim, ambos concordaram sobre a importância de os governos garantirem a liberdade religiosa.

No encontro estiveram a primeira-dama Janja da Silva e o assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim.

*Informações Planalto. Edição Vermelho, Murilo da Silva

Autor