G20: Confira a programação do seminário que o MCTI promove sobre IA

Inscrições para o evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sobre inteligência artificial (IA), estão abertas até 16 de abril

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Acontece no próximo dia 17, uma quarta-feira, o seminário “Inteligência Artificial para Equidade Social e Desenvolvimento Sustentável”, em Brasília. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento faz parte da programação do G20 no Brasil.

A programação completa, com os conferencistas já foi divulgada. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, preside o seminário e estará na abertura com Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, e o Embaixador Laudemar Aguiar, Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

Leia mais: MCTI promove seminário sobre Inteligência Artificial no G20

A palestra Magna “Desafios para a soberania da IA” será ministrada pelo Dr. Virgílio Almeida, Professor Emérito, Universidade Federal de Minas Gerais.

É possível participar do evento presencial mediante inscrição até 16 de abril, que pode ser realizada na página oficial (clique aqui).

Confira abaixo a programação completa:

QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL

8:30 às 9h:30

Credenciamento e Café de boas-vindas

9:30 às 10:00 

Cerimônia de Abertura

  • Sra. Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil
  • Sra. Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil
  • Embaixador Laudemar Aguiar, Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério de Relações Exteriores do Brasil 

10:00 às 10:30

Palestra Magna: Desafios para a soberania da IA

Dr. Virgílio Almeida, Professor Emérito, Universidade Federal de Minas Gerais, representante do S20

10:30 às 11:45

Painel 1 – Desafios na Superação das Desigualdades de Infraestrutura para o Desenvolvimento da IA

A infraestrutura é a espinha dorsal do desenvolvimento da IA. No entanto, persistem disparidades significativas entre os países, refletindo muitas vezes o hiato digital mais amplo que afeta desproporcionalmente os países do Sul Global. Este painel explorará os desafios complexos associados ao desenvolvimento de infraestruturas robustas de IA, o acesso à Internet de alta velocidade, recursos computacionais e capacidades de armazenamento de dados. Espera-se que as discussões se centrem em soluções inovadoras para ajudar a colmatar estas lacunas, tais como parcerias internacionais, investimento em ecossistemas locais de IA e políticas para promover a transferência de tecnologia. O objetivo é garantir que os países do G20, independentemente da sua infraestrutura atual, possam participar e beneficiar dos avanços na IA e da implantação de tecnologias de IA.

Moderadora: Dra. Eliana Emediato, Brasil 

Painelistas: 

  • Dra. Teresa Ludermir, Professora, Universidade Federal de Pernambuco, Sociedade Brasileira de Computação
  • Hon. Neema K. Lugangira, Rede Parlamentar Africana sobre Governação da Internet – APNIG
  • Dr. Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, representante do B20
  • Dr. Tarcízio Silva, Membro Sênior de Política Tecnológica (Mozilla)

11:45 às 13:00

Painel 2 – Desafios na pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em IA

A eficiência e a eficácia dos sistemas de IA não dependem apenas da tecnologia em si, mas também da experiência daqueles que a desenvolvem e gerenciam. Este painel irá explorar a necessidade crítica de recursos humanos qualificados no domínio da IA e os desafios específicos enfrentados pelos países do Sul Global. Serão destacadas questões como a fuga de cérebros, o acesso limitado a programas de educação e formação de qualidade e a necessidade de iniciativas de investigação colaborativa. As soluções potenciais poderiam incluir o desenvolvimento de programas de intercâmbio globais, plataformas de aprendizagem online adaptadas à educação em IA e financiamento para centros de investigação dedicados à IA em países em desenvolvimento.

Moderador: Dr. Sushil Pal, India

Painelistas: 

  • Dra. Renata Wassermann, Professora Titular, Universidade de São Paulo
  • Dr. Lucas Brossi, Associado e Pesquisador, Bain
  • Dr. Yi Zeng, Professor Titular, Academia Chinesa de Ciências
  • Dr. Adeboye Adegoke, Gerente Sênior de Estratégia de Subsídios e Programas, Paradigm Initiative
  • TBD, representante do setor privado

13:00 às 14:00

Brunch

14:00 às 15:15

Painel 3 – Desafios éticos e impactos do uso da IA na sociedade: desafios culturais, linguísticos, de diversidade social, éticos e de privacidade.      

Este painel explora os diversos impactos da Inteligência Artificial na sociedade, abordando questões de diversidade cultural, linguística e social. Analisa as complexidades éticas envolvidas na implementação da IA e investiga os desafios intrínsecos relacionados à privacidade. Aprofundando-se na influência transformadora da IA nas identidades culturais, na diversidade linguística e na dinâmica social, a discussão promove o desenvolvimento responsável e a implementação ética das tecnologias de IA. As considerações éticas levantam questões sobre representatividade, discriminação, responsabilidade e transparência, entre outros. Os desafios da privacidade na era digital são examinados, ressaltando a importância de medidas de segurança para garantir o uso ético das informações pessoais.

Moderador: Dr. Jim Paterson, África do Sul 

Painelistas: 

  • Dr. Edson Prestes, Professor Títular, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dr. Martín Becerra, Professor Titular, CONICET, Universidade de Quilmes, Universidade de Buenos Aires
  • Dra. Tainá Junquilho, Professora Colaboradora, IDP
  • Dr. Nick Robinson, Diretor de Políticas Públicas para a América Latina, Open AI

15:15 às 16:30

Painel 4 – Governança da IA: Desafios nacionais e internacionais

À medida que a IA se torna cada vez mais integrada em vários aspectos da sociedade, e dentro e entre sociedades em todo o mundo, a sua governança local e global surge como uma questão crucial. Este painel abordará a complexidade da governança da IA, abrangendo tópicos como o desenvolvimento ético da IA, os fluxos de dados transfronteiriços e o equilíbrio entre inovação e regulamentação. Os especialistas participarão de debates sobre o estabelecimento de padrões e normas internacionais para garantir o desenvolvimento da IA de forma ética, segura e benéfica para todos. A discussão também sublinhará o papel das instituições multilaterais e a importância do envolvimento das partes interessadas, incluindo o sector privado, o meio académico e a sociedade civil.

Moderadora: Dra. Mariagrazia Squicciarini, UNESCO 

Painelistas: 

  • Dra. Renata Mielli, Coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
  • Dra. Renata Dwan, Gabinete do Tech Envoy do Secretariado-Geral da ONU
  • Dr. Bruno Bioni, Data Privacy Brasil, representante do T20
  • Dr. Tomas Lamanauskas, Vice-Secretário Geral, ITU
  • Dr. Marcelo Lacerda, Diretor de Relações Governamentais, Google

16:30 às 17:00

Considerações Finais

  • Dr. Henrique Miguel, Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil
  • Embaixador Luciano Mazza, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Chair do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 durante a Presidência Brasileira 

Para mais informações e currículos dos conferencistas, acesse: https://www.g20.org/pt-br/calendario/eventos-paralelos/inteligencia-artificial-para-equidade-social-e-desenvolvimento-sustentavel

Serviço

  • Seminário G20 – Inteligência Artificial para Equidade Social e Desenvolvimento Sustentável
  • Data: 17 de abril
  • Local: Brasília (DF), Auditório Wladimir Murtinho, Ministério das Relações Exteriores
  • Horário: 8:30 às 17h
  • Inscrições: Aberto ao público mediante inscrição até 16 de abril pelo link: https://formularios.mcti.gov.br/index.php/735973?lang=en