Trump começa a ser julgado por esconder pagamentos feitos a atriz

Pela primeira vez na história dos EUA, um ex-presidente responderá na Justiça num processo criminal. Caso conta com 34 acusações e julgamento pode durar até 8 semanas

Foto: Gage Skidmore/via Wikimedia

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começa a ser julgado, nesta segunda-feira (15), em Nova York, por um dos quatro crimes nos quais já é réu. Ao todo, o processo tem 34 acusações. Ele é o primeiro ex-presidente do país a enfrentar um julgamento no âmbito criminal. 

O caso a ser analisado diz respeito à acusação de que Trump teria feito manobras contábeis para esconder o pagamento de US$ 130 mil, em 2016, poucos meses antes da eleição presidencial, para que a ex-atriz pornô Stormy Daniels escondesse um caso que tiveram em 2006. O ex-presidente nega o caso extra-conjugal. 

O crime em si, no entanto, está no fato de que Trump, segundo a promotoria, maquiou o pagamento para que constasse como tendo sido feito a seu então advogado, o que significa que ele escondeu o valor nos registros fiscais da campanha. 

Leia também: Biden arrecada três vezes mais do que Trump para as eleições presidenciais

As acusações dizem respeito às 34 falsificações de documentos contábeis feitas pelas Organizações Trump para camuflar o pagamento. Com o valor em mãos, o advogado Michael Cohen o repassava a Daniels.

Na avaliação do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, a manobra se configurou numa “conspiração para fraudar a eleição presidencial e mentir em documentos comerciais para encobri-la”. Já a defesa diz que Trump estaria sendo extorquido. 

Trump será escrutinado por um júri formado por 12 pessoas e a previsão é que o julgamento dure entre seis e oito semanas, de maneira que a sentença pode ser conhecida ainda antes das eleições presidenciais deste ano, em novembro. 

Se for condenado, Trump pode pegar até quatro anos de prisão, mas segundo informado pela BBC Brasil, tendo como base especialistas da área jurídica, é pouco provável que ele vá para a cadeia e, ainda que isso ocorra, de acordo com a lei dos EUA, ele ainda poderia concorrer e até ser presidente. 

Com agências

(PL)

Autor