Superterça deixa Trump e Biden perto de confirmar candidaturas

Democrata e republicano deram grandes passos para oficializar sua revanche inevitável nas eleições americanas. Eleições estão agendadas para 5 de novembro

Foto: Reprodução

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump, praticamente selaram a oficialização de suas candidaturas oficiais nas eleições presidenciais, agendadas para 5 de novembro de 2024.

Nesta terça (5), 15 Estados e um território foram às urnas para definir as primárias do partido Republicano e Democrata, na data conhecida como Super Terça. Sem concorrentes de peso, Biden venceu as primárias democratas em todos os Estados, enquanto Trump, do outro lado, consolidou sua liderança no Partido Republicano, vencendo em 14 dos 15 Estados que foram às urnas.

A única derrota de Biden foi no território da Samoa Americana, onde Jason Palmer venceu o atual presidente. Membros da campanha do mandatário, no entanto, afirmaram à CNN, que o resultado na Samoa é “bobagem”. Já a derrota de Trump se deu no Estado de Vermont, onde a concorrente Nikki Haley venceu.

A vitória de Haley não é suficiente para mantê-la viva nas primárias, e sua desistência é esperada a qualquer momento. O empresário deve ser declarado o candidato presumido do partido até o fim de março, quando deve obter os 1.215 delegados necessários para a nomeação. O título, porém, deve ser oficializado apenas na convenção nacional republicana, em julho.

Com o final da Super Terça, Joe Biden contabiliza 1.497 delegados, enquanto o ex-presidente Trump conta com 995 delegados. Eles precisam atingir 1.968 e 1.215 delegados, respectivamente, para serem oficializados como candidatos dos dois partidos.

Autor