Turquia rompe relações comerciais com Israel

Medida ocorre pela atuação em Gaza. O Ministério do Comércio turco indica que ação terá validade até que Israel permita a entrada de ajuda humanitária permanente

Recep Tayyip Erdogan Foto: Flickr/AMISOM Public Information

Diversos países tem suspendido relações com Israel pelo genocídio promovido em Gaza. Na última quinta-feira (2), a Turquia anunciou a suspensão das relações comerciais. O país já havia controlado as exportações em abril. Esta é uma tendência mundial para pressionar o governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu, assim como fizeram Bolívia e Colômbia, que suspenderam relações diplomáticas.

O Ministério do Comércio turco informou que a medida terá validade até que Israel permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza de forma contínua.

O problemático ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, que já arrumou confusão com a diplomacia brasileira, acusa o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de bloquear o fluxo de comércio nos portos, o chamando de ditador por ignorar acordos, nas redes sociais.

Leia mais: Após Bolívia, Colômbia também rompe relações diplomáticas com Israel

Erdogan tem sido um duro crítico das ações israelenses, que chama de “Estado terrorista”.

As relações comerciais entre os países foram de US$ 6,8 bilhões em 2023. Enquanto a Turquia recebe produtos derivados de petróleo, Israel compra ferro e aço, como principais produtos.

A ofensiva israelense já deixou mais de 34 mil palestinos mortos e 77 mil feridos. A fome é sentida por praticamente toda a população de Gaza, estimada em 2,3 milhões de pessoas. 

*Com informações de agências