Cordel de Elys Lopes aborda autoestima e identidade nordestina na obra   “Mãe,  quero ser igual a você!”  

Na infância a autoestima de muitas crianças são violentadas. Elys acredita que é possível a partir da literatura fazer os olhos das crianças brilharem.

 

A escritora cearense Elys Lopes na sua  “Mãe,  quero ser igual a você!”, publicada em 2023, pela editora Asinha, narra a  história  de  mãe que inspirou a filha na profissão de ensinar: ser professora. Autoestima e identidade nordestina é o fio condutor da obra.

A escritora acredita que nas relações de mães/pais e filhas e filhos, como diz o ditado popular Tal mãe, tal filha se encaixa perfeitamente nessa narrativa ficcional que qualquer um de nós poderia se identificar. Além de detalhar a cultura, história e identidade de um povo nordestino e, especificamente, cearense da região Sul do Estado, Cariri.

Dona Maria e Lili ( mãe e filha) embarcam nas aventuras da escolha do que fazer quando crescer. A escritora aborda o resgate da esperança na sua obra. Na infância a autoestima de muitas crianças são violentadas. Elys acredita que é possível a partir da literatura fazer os olhos das crianças brilharem.

A autora também participa da antologia poética “Nordeste feito verso e prosa”, da editora Bailer books.

Sobre a autora:

A autora Elisiany Leite Lopes de Souza ( Elys Lopes) nasceu em Fortaleza/CE, em 1987. Seus pais são da região do Cariri, das cidades de Milagres e Mauriti. Elys é jornalista, pedagoga e  mestra em linguística aplicada. Atualmente é professora da Educação Infantil da rede pública de Juazeiro do Norte/CE.