‘É preciso dar um basta no baixo nível que avilta o papel da Câmara’, diz líder do PCdoB

O que aconteceu e tem acontecido em outros momentos degrada o ambiente parlamentar, que precisa de debates democráticos, respeitosos, civilizados, aforma Márcio Jerry (PCdoB/MA)

Líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (PCdoB/MA)

No rescaldo dos recentes distúrbios na Câmara dos Deputados, o líder do PCdoB, Márcio Jerry (MA) expressou profunda preocupação com a degradação do ambiente parlamentar. Em entrevista, Jerry denunciou os episódios de confronto e incivilidade que têm manchado a integridade do processo Legislativo brasileiro.

“O que aconteceu e tem acontecido em outros momentos degrada o ambiente parlamentar, que precisa de debates democráticos, respeitosos, civilizados.[…] Achamos necessário dar um basta nesse baixíssimo nível que avilta o papel da Câmara”, declarou.

Os eventos recentes na Câmara alcançaram um novo ponto baixo quando os representantes Nikolas Ferreira, do Partido Liberal (PL), e André Janones (Avante), se envolveram em uma briga acalorada que quase culminou em violência física e precisou de intervenção da Polícia Legislativa. O confronto foi precedido por trocas de provocações de ambos os lados no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

A confusão acabou se tornando generalizada. O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) utilizou as redes sociais na noite da mesma quarta-feira (5) para denunciar as agressões que sofreu do também deputado Éder Mauro (PL-PA) durante a sessão. Correia teria recebido chutes de Éder Mauro no momento em que tentava separar a briga. Ele foi atendido e está com dores. Aos 66 anos, Correia fez um registro médico da agressão. No prontuário do atendimento consta que ele está com dores na perna direita por consequência dos chutes que recebeu de parlamentar paraense, além de ter apresentado edema, hematoma e leve equimose local.