Assista ao documentário “Ousar Viver! Histórias da Maria”
Dirigido por Silvio Tendler, filme conta a história de Maria Pimentel, militante do MR8 presa e exilada na ditadura e, atualmente, integrante do Comitê Central do PCdoB
Publicado 21/11/2024 18:28 | Editado 21/11/2024 18:46
Lançado nesta quarta-feira (20) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o documentário “Ousar Viver! Histórias da Maria”, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, está disponível para ser assistido gratuitamente no canal do Instituto Angelim — um dos realizadores, juntamente com a Caliban Produções — no Youtube.
O longa metragem conta a trajetória de Maria Pimentel, militante histórica do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8). Maria foi presa e exilada, e desde sua volta ao Brasil, em 1975, cumpriu papel destacado na reorganização do movimento sindical e feminino, atuando de forma decisiva para a redemocratização do país.
Atualmente, Maria, com 76 anos, faz parte do Comitê Central do PCdoB e da direção nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Ao falar sobre o documentário, Tendler destacou que o objetivo é “mostrar que a luta pela democracia não foi apenas um esforço de um grupo seleto, mas envolveu a dedicação de muitas mulheres, que frequentemente permanecem invisíveis na história”. Veja abaixo o filme.
(PL)