Minha Casa, Minha Vida está com “recursos garantidos”, diz ministro

Segundo Jader Filho, meta é entregar 2 milhões de unidades habitacionais até 2026

Foto: Marcelo Camará/MCid

O ministro das Cidades, Jader Filho, participou nesta quarta-feira (4) do programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC. Na oportunidade, fez questão de afastar qualquer especulação sobre falta de dinheiro para a manutenção do programa Minha Casa, Minha Vida e destacou avanços com o programa Periferia Viva.

De acordo com Jader, os recentes anúncios de cortes de gastos feitos pelo Ministério da Fazenda demonstram a responsabilidade do governo federal com o controle dos gastos. No que diz respeito ao maior programa de habitação popular, sublinhou que os recursos estão garantidos: “A gente tem que ter responsabilidade com a questão dos gastos federais sem trazer nenhum tipo de insegurança para o programa Minha Casa, Minha Vida, que está, obviamente, com recursos garantidos para que a gente possa continuar avançando e ir realizando mais sonhos da casa própria.”

Nesse sentido, o programa está com a meta para alcançar 2 milhões de unidades habitacionais entregues até 2026 avançada: “Nós já alcançamos 1,17 milhão novas unidades habitacionais contratadas. Iremos continuar avançando, sem trazer qualquer tipo de incerteza para o programa”, destacou Jader.

Leia mais: Lula anuncia maior pacote de políticas para periferias com seus 6,5 milhões de brasileiros

Segundo o ministro, o Minha Casa, Minha Vida cresceu 30% no número de famílias de baixa renda beneficiadas.

Outro destaque é o recém-lançado Periferia Viva. O programa é voltado à urbanização de favelas e reúne mais de 30 políticas voltadas para infraestrutura urbana, equipamentos sociais, fortalecimento comunitário e inovação, tecnologia e oportunidades. O pacote de investimento conta com mais de R$ 7 bilhões que serão aportados em 59 territórios em 48 municípios já selecionados.

“É impossível você pensar em uma obra de drenagem, de pavimentação ou do Minha Casa, Minha Vida, sem considerar que, antes, naquela comunidade, você precisa construir uma escola ou um posto de saúde”, explicou Jader, no Bom Dia, Ministro.

Veja como foi a entrevista completa: