Petróleo empurra preços da produção industrial na China

Os preços de produção do petróleo dispararam 20,7% em maio em comparação ao mesmo mês de 2005, o que empurrou os preços industriais na China em 0,6 ponto percentual, informou o Escritório Nacional de Estatísticas.

Nesse mesmo mês, o preço do carvão – combustível que alimenta 73% da energia chinesa – subiu 5,3%. Os preços de produção do setor de mineração subiram 12,9%, o das matérias-primas cresceu 6% e o de produtos processados, 0,8%. Os preços dos metais não ferrosos refinados, laminados e em placas subiram 25,3%, enquanto os desses mesmos produtos fabricados com metais ferrosos caíram 7,4%.
Em conjunto, os preços da produção industrial aumentaram 2,4% em maio na China, em comparação ao mesmo mês de 2005. Os preços da produção de bens de consumo caíram 0,4%, enquanto os dos alimentos diminuíram 0,8%. Nos cinco primeiros meses do ano, os preços de produção industrial aumentaram 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, alta liderada pelas matérias-primas, pelo combustível derivado do petróleo e pela eletricidade, com 5,9% cada um.
A informação é da
agência Xinhua