Em clima de vitória e unidade Jandira é lançada ao Senado
Um clima de vitória tomou conta da Convenção do PCdoB/RJ, no dia 26, que lançou a candidatura de Jandira Feghali ao Senado. Quase mil pessoas compareceram no ato, realizado no Cine-Arte da UFF em Niterói, cidade onde o Partido foi fun
Publicado 26/06/2006 20:38 | Editado 04/03/2020 17:06
O ato político também oficializou a chapa majoritária com PCdoB, PT e PSB, que concorrerão juntos, no Rio de Janeiro, nas eleições para o governo e o Senado. O representante do PL, Itagibe Cabral, disse que mesmo sem aliança formal apoiará os candidatos majoritários da coligação. O petista Vladimir Palmeira será o candidato a governador e o PSB indicará o vice.
Além dos candidatos majoritários, Jandira e Palmeira, compuseram a mesa do ato político o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; o ministro dos Esportes, Orlando Silva; o senador Eduardo Suplicy (PT/SP); o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto; a presidente estadual do PCdoB/RJ, Ana Rocha; o deputado federal Alexandre Cardoso (presidente do PSB/RJ); a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; o reitor da UFF, Cícero Rodrigues; o Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luis Fernandes; o deputado estadual Edmilson Valentim (PCdoB) e a deputada estadual Heloneida Stuart (PT).
Confiança na vitória
Renato Rabelo destacou a importância de fazer valer um novo projeto para o país e defendeu a unidade da esquerda. O presidente do PCdoB disse também que Jandira é uma candidata com real chance de vitória e que o Partido deve eleger uma grande bancada federal, tendo como candidato principal o deputado Edmilson Valentim.
Os demais discursos apontaram para a importância da união dos partidos de esquerda — uma alternativa para o estado do Rio, que precisa de atenção especial em setores há muito tempo abandonados, como saúde e segurança. Suplicy fez questão de registrar a aliança histórica entre PT e PCdoB no projeto político de uma nação mais justa. Logo após sua fala, o senador se dirigiu à convenção estadual do PCdoB/SP, onde sua candidatura à reeleição foi referendada.
Vladimir Palmeira destacou a força da militância, que representa a participação popular na campanha. O candidato ressaltou que as outras candidaturas podem ter mais recursos — mas não têm tanta gente que realmente acredita nas propostas a ponto de ir para as ruas fazer campanha sem receber por isso.
Alternativa ao Rio
Antes do ato político, Aldo Rebelo falou com a imprensa e fez questão de mencionar a importância da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da Câmara declarou que a Convenção Nacional do PT, no sábado (24), em Brasília, foi uma demonstração de unidade e coesão para superar os problemas ocorridos no primeiro mandato e oferecer à nação os avanços necessários.
Agradecimentos e lágrimas
Jandira Feghali começou seu discurso agradecendo a parceria entre os partidos e a confiança depositada em seu nome. Segundo a comunista, a candidatura ao Senado sinaliza a integração do Rio, numa continuidade de sua atuação na Câmara, onde exerce o quarto mandato parlamentar.
Ela agradeceu especialmente à sua família. Reafirmou a condição feminina na política — mais uma área em que as mulheres precisam sempre ir além para ocupar espaços e garantir conquistas. Ao falar do despojamento de culpa de mãe que abre mão de tempo com os filhos por um ideal, Jandira não conteve as lágrimas.
Também disse apoiar a reeleição de Lula e um segundo mandato presidencial com mais avanços, além da composição de um Congresso favorável às mudanças e reformas tão necessárias ao País. A parlamentar do PCdoB criticou outros candidatos ao governo fluminense, que, segundo ela, não conhecem de perto o Rio, não andam por todos os cantos e não sobem favelas.
Ampla adesão
Os participantes da convenção assistiram a um vídeo com imagens do Rio e depoimentos de diversos artistas e autoridades, alem de políticos de vários partidos. Cada uma das personalidades declarou apoio à candidatura de Jandira Feghali.
Na última eleição para a Câmara dos Deputados, Jandira foi uma das campeãs de voto no Rio, com quase 300 mil eleitores. Logo após o ato deste domingo, ela e Vladimir foram para a Convenção Estadual do PSB/RJ.