Obrador quer formar governo paralelo e independente

O candidato da esquerda mexicana, Andrés López Obrador, reafirma sua denúncia de fraude nas eleições presidenciais e chama todos os cidadãos e cidadãs para participar da Convenção Nacional Democrática, que será realizada no próximo dia 16 de setembro,

Segundo estimativas da Coligação Pelo Bem de Todos, na Convenção, que acontecerá no mesmo dia em que se comemora o Dia da Pátria, deverão participar mais de 1 milhão de mexicanos e mexicanas, representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, que apoiam Obrador e que estão de acordo com o candidato tem proferido.


 


“Temos que convidar todo o povo, que ninguém fique sem saber que, no dia 16, vamos nos reunir aqui, na praça, e que vamos realizar uma grande assembléia popular, uma Convenção Nacional Democrática, para decidir sobre o destino de nossa nação, que vai ser uma fato histórico, transcendente”, afirmou López Obrador.


 


Apesar dos protestos da Coligação Pelo Bem de Todos e das atividades da resistência civil, o Tribunal Electoral do Poder Judiciário da Federação decidiu, no último dia 05 deste mês, por unanimidade, que Felipe Calderón é o presidente oficial do México. O órgão reconheceu que houve irregularidades, mas explicou que elas não foram graves o suficiente para invalidar a eleição presidencial.


 


De acordo como presidente do Tribunal, Leonel Castillo, a sentença “é definitiva”. Acrecentou que a resolução “é o ponto máximo de um processo democrático eleitoral, é fazer o exercício da soberania nacional de forma direta através da eleiçõa do presidente dos Estados Unidos Mexicanos”.


 


Na Cidade do México, Obrador afirmou desconhecer “quem pretende ostentar como titular do Poder ejecutivo Federal, sem ter uma representação legítima, nem democrática”. Acrescentou que o movimento de resistencia não é compreendido “porque, para eles, a política é assunto de políticos, dos de cima, e agora o que se está demonstrando é que a política é assunto de todos vocês (povo)”.


 


Por parte de seus simpatizantes, o movimento pró-Obrador continua firme. No Zócalo, principal local de encontro dos manifestantes, até o dia 16, muitas atividades, como palestras e apresentações culturais, serão realizadas.   


 


Fonte: Adital