Produção industrial sobe 0,7% em agosto, segundo o IBGE

A produção da indústria brasileira subiu 0,7% em agosto na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período) com julho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em julho, o nível de atividade da indústria também cresceu 0,7% em relação a junho, segundo dado revisado do IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,2% em agosto. No ano, a atividade industrial apresenta avanço de 2,8%.



Segundo o IBGE, o desempenho de agosto reforça os sinal de discreta recuperação no ritmo da atividade fabril. O setor de bens intermediários, que agrega, entre outras coisas, insumos para a indústria e construção civil, e que tem o maior peso no índice, registrou alta 0,7% na comparação com o mês anterior.



Os bens de capital (máquinas) tiveram avanço de 2,8%. A produção de bens duráveis apresentou alta de 1,6%. Na comparação anual, 21 dos 27 ramos apresentaram expansão.



As maiores contribuições vieram dos setores de máquinas para escritório e equipamentos de informática (41,4%), veículos automotores (5,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (12,3%).