Paraíba: institutos divergem sobre favorito no segundo turno

Ibope aponta vantagem de 7 pontos a favor de Cássio Cunha Lima (PSDB). Já o Instituto Índice afirma que é José Maranhão (PMDB) quem lidera, com 47,6% dos votos, a disputa para o governo da Paraíba.

O instituto Ibope divulgou, na noite desta sexta-feira, dia 13, a primeira pesquisa para governador na Paraíba neste segundo turno. Se as eleições fossem hoje o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) teria 50% das intenções de votos, seguido por José Maranhão (PMDB) com 43%. Dentro da margem de erro Cássio teria entre 47% e 53%, já o candidato peemedebista entre 40% e 46%. Os votos em branco e nulo chegam a 3% e os indecisos 4%.


 



O Ibope também fez simulação dos votos válidos em que não levam em consideração os votos em brancos, nulos e indecisos. Cássio teria 54%, com a margem de erro teria entre 51% e 57% e Maranhão 46%, na margem de erro teria entre 43% e 49%. A margem de erro apontada pela pesquisa é de 3% para mais ou para menos.


 



A pesquisa ouviu 1204 eleitores em 58 cidades paraibanas entre os dias 10 e 12 de outubro. O instituto Ibope registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 9586/06.


 


Já a pesquisa realizada pelo Instituto Índice, de Natal-RN, entre os dias 11 e 12 de outubro aponta que, se o segundo turno das eleições para a disputa do Governo do Estado fosse hoje, o senador José Maranhão derrotaria, com 47,6% das intenções de voto, seu adversário Cássio Cunha Lima, que teria 46,7% das intenções de voto.


 


Segundo as informações repassadas pela empresa, foram ouvidas 1.750 pessoas em 15 municípios paraibanos. A pesquisa, contratada pela Federação Brasileira dos Administradores, apontou que o número de indecisos chega a 3%, os que não sabem em quem votar são 0,7% e os que pretendem anular o voto correspondem a 2%.


 


Lula vai à Paraíba na segunda-feira


 


Para ajudar na campanha do seu aliado do PMDB e consolidar a vantagem que obteve no primeiro turno no Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, volta à Paraíba nesta segunda-feira, dia 17. Nesta visita, Lula cumpre agenda de campanha no segundo turno apenas na cidade de Campina Grande, onde participa de comício ao lado do senador José Maranhão.


 


José Ivonaldo, que integra a coordenadoria de campanha do presidente Lula na Paraíba, disse que o presidente não vai visitar João Pessoa nesta viagem. Segundo ele, ainda não estão confirmadas a vinda de Lula a Capital paraibana e a Patos, cidades que, no início da campanha deste turno, foram cogitadas para receber o presidente durante a campanha.


 


Lula vai direto para Campina Grande, onde desembarca no Aeroporto João Suassuna, por volta das 13 horas, onde será recebido pelo senador José Maranhão. Na cidade o presidente participa de um comício ao lado de todos os integrantes da Coligação Paraíba de Futuro, do prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB), do candidato a vice-governador de Maranhão, vereador Luciano Cartaxo (PT) e de toda a militância petista e dos partidos que estão apoiando Lula e Maranhão no segundo turno das eleições.