Reta final: Caminhada em apoio a Lula na Bahia
Integrantes de partidos políticos que apóiam a candidatura de Lula para presidente foram às ruas de Salvador nesta quinta-feira (26) para conclamar os homens e as mulheres da Bahia a dar uma grande vitór
Publicado 26/10/2006 21:25 | Editado 04/03/2020 16:21
Faltando dois dias para o encerramento da propaganda eleitoral, a caminhada pró-Lula saiu do Largo do Campo Grande, às 17h, seguindo pela Avenida Sete de Setembro na região central de Salvador, onde transeuntes se incorporavam à manifestação ou faziam o L de Lula com a mão, gesto também repetido por trabalhadores no comércio que recebiam os manifestantes nas portas das lojas.
Ampliar a vitória na Bahia para o Brasil elegendo Lula presidente, era a conclamação das forças democráticas na Bahia, animadas e fortalecidas com vitória obtida com a eleição do ex-ministro Jacques Wagner para governador e de João Durval para o Senado Federal derrotando os candidatos do PFL do senador Antonio Carlos Magalhães após 16 anos ininterruptos de domínio político desse grupo nos postos de comando do Estado.
O objetivo é ampliar mais ainda a votação de Lula no Estado onde em apenas 17 municípios dos 417 existentes na Bahia, ele foi superado por Alckmin.
No primeiro turno dessas eleições, Lula obteve na Bahia 66,65% dos votos válidos e em Salvador, que tradicionalmente dá grande votação à Lula, chegou a 68,37%. Em 2006, a votação de Lula no Estado é maior do que os 55,3% dos votos válidos obtidos no primeiro turno em 2002 e do que os 65,7% do segundo turno também em 2002.
Além de integrantes do movimento social, em especial de trabalhadores, militantes do PCdoB, PT, PSB e PV distribuíram panfletos e agitavam suas bandeiras. Era noite quando animadamente a manifestação se encerrou sob o olhar do poeta Castro Alves, cuja estátua altaneira marca a praça com o seu nome.
O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), reconduzido à Assembléia Legislativa nas últimas eleições e um dos parlamentares presentes ao evento disse: “ O meu partido o PCdoB, conclama a população baiana a dar uma esmagadora vitória a Lula no Estado ampliando ainda mais a votação obtida no primeiro turno. É preciso com Lula dar grandes passos no caminho do desenvolvimento do Brasil com justiça social”.
Dia 29 é Lula com a força do povo.