Luta estudantil faz Unisul aderir ao PROUNI 

O movimento estudantil catarinense, em particular a União Catarinense dos Estudantes e os Diretórios Centrais dos Estudantes da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, comemoram o anúncio, por parte do Reitor da Unisul, Gerson Luiz Joner da Silvei

O anúncio da iniciativa da Unisul de aderir ao Prouni foi realizado em uma reunião com a presença das principais lideranças estudantis da própria Universidade e do Movimento Estudantil do estado. Segundo o próprio reitor da Unisul, a insistência e os posicionamentos firmes das lideranças estudantis contribuíram para a tomada de decisão por parte da Universidade de aderir ao programa. Os estudantes classificaram como uma grande conquista e pretendem dar ampla visibilidade.   


 


 


Em 2007, somente pelo Prouni, serão liberadas cerca de mil bolsas nos dois semestres. O presidente da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Tiago Andrino, e a diretora da UNE, Ticiana Alvares, destacaram a iniciativa da Unisul e valorizaram a posição da Universidade como um “exemplo” a ser seguido por outras Instituições Fundacionais do estado. 


 


 


A diretora da UNE, Ticiana Alvares, disse que o sistema Acafe precisa ser defendido como bandeira contra a mercantilização do ensino superior. “São estes modelos de universidades comunitárias que devem ter apoio, com a ajuda do Prouni”, enfatizou. Para o presidente da UCE, Tiago Andrino, a Unisul optou pelo caminho mais certo, de ajudar os estudantes a facilitar seus estudos, ao aderir ao Prouni. Ticiana acrescentou que o movimento estudantil do Brasil demanda novas atitudes e a principal é alcançar vitórias possíveis “como esta, que ajuda o estudante a ingressar na faculdade”.


 


 


O reitor da Unisul, Gerson Luiz Joner da Silveira anunciou, também, que irá deflagrar no próximo ano uma ampla discussão sobre a reforma universitária, por entender que os marcos reguladores da instituição precisam ser revitalizados sob a ótica de maior participação dos segmentos universitários.


 


 


 


Com informações


Assessoria Imprensa Unisul