Pinochet foge da Justiça: Morre aos 91 anos no Chile

Morreu no início da tarde deste domingo aos 91 anos o ditador chileno Augusto Pinochet. Pinochet estava internado desde o último domingo, 3, no Hospital Militar de Santiago do Chile, depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio e um edema pulmonar.

“O Hospital Militar de Santiago comunica o falecimento do ex-presidente da República e ex-comandante chefe do exército, general Augusto Pinochet Ugarte”, informou o comunicado oficial.


 


“Às 13h30 (horário local) o paciente sofreu uma inesperada e grave descompensação que obrigou sua transferência para o estado crítico à Unidade de Tratamento Intensivo, onde foram aplicados todas as medidas médicas de ressuscitação, não se conseguindo a resposta médica positiva, falecendo às 14h15 (15h15 de Brasília)”, afirmou o comunicado.


 


No sábado, um boletim médico divulgado pelo hospital informava que o estado de saúde de Pinochet continuava estável.


 


Os oposicionistas de Pinochet afirmaram que a internação era uma montagem para impedir a ação dos tribunais de justiça, que processavam Pinochet por violação aos direitos humanos e corrupção.


 


Augusto Pinochet foi ditador no Chile entre os anos de 1973 e 1990, quando começou o processo de redemocratização chileno. O golpe militar de 1973, um dos mais sangrentos da América Latina,  depôs o presidente socialista Salvador Allende, que acabaria sendo morto em seu gabinete enquanto a sede do governo, o Palácio de La Moneda, era invadida por golpistas.