O Comitê Municipal do PCdoB-BH recebe pedido de Licença de sua Presidente

O Comitê Municipal de Belo Horizonte realizou no último sábado(02), no Auditório da sua nova sede na Rua da Bahia, 570, conjunto 701, a última reunião Ordinária do ano de 2006. A reunião recebeu de forma muito emocionada o pedido de licença para tratam

Gilse Cosenza é Presidente do Comitê Municipal de Belo Horizonte há 9 anos e sua dedicação foi decisiva para a reconstrução do organismo. “Quando eu assumi, tínhamos pouquíssimas bases e nenhum distrital. Hoje, podemos nos orgulhar de ter um Municipal em crescimento, com bases e distritais, e uma direção com quadros capazes de tocar o Partido na Capital”.


 


Para Paulinho, membro do Comitê, a licença de Gilse é mais um ensinamento. Gilse nos mostra que  os  militantes devem, além de cuidar de suas tarefas, cuidar de sua estrutura física e emocional  para evitar e stress e o esgotamento. “Comunista bom é comunista vivo” afirma o dirigente que é médico e psiquiatra.


 


Durante a licença, a Secretária Política, estará sob responsabilidade de Claudisnei Carneiro que acumulará com a Secretaria de Organização. Claudisnei Carneiro, o Dinei,  é Professor, formado em História pela PUC-MG. Membro do Comitê Estadual, é Secretário de Organização do PCdoB-BH. Dinei também é membro da Escola Nacional de Formação, na área de Partido e Socialismo. 


 


Eleições 2006: Acendeu luz amarela no projeto de esquerda em BH.


 


Na reunião foi apresentado um balanço sobre o processo eleitoral em Belo Horizonte. O documento ressaltou o crescimento da votação da direita, e a expressiva redução da votação de Lula de 2002 para 2006. O documento também aponta o fraco desempenho da votação de Nilmário Miranda, candidato ao Governo do Estado, fruto de um forte ataque da direita conservadora e a divisão interna do PT,  quando ficou clara a tendência de não apoiar a candidatura, o que na prática significou, o fortalecimento da candidatura  Tucana na Capital.


 


Quanto a disputa na Câmara Federal, os comunistas da Capital entraram nas eleições 2006, certos que seria uma das batalhas políticas mais duras no Partido. O PCdoB-BH participou de forma decisiva na retomada do mandato federal, tendo como base do êxito, a formulação da tática eleitoral.


 


Quanto ao sucesso da tática com a manutenção do mandato na Assembléia, a votação dos comunistas na Capital revelou algumas fragilidades cuja permanência pode debilitar projetos futuros.  No geral, o desempenho eleitoral de Belo Horizonte foi fundamental para a expressiva vitória política do Partido em Minas Gerais.


 


Nova etapa da Construção Partidária


 


A Direção Municipal discutiu ainda, a nova etapa da Construção Partidária,  num projeto mínimo para o Partido até março, mês que temos o indicativo de um Seminário Municipal sobre Organização Partidária. 


 


O documento foi apresentado por Claudisnei Carneiro, que ressaltou a necessidade do Partido em debater, à luz das resoluções do 11º  Congresso e do nosso novo Estatuto, a Organização Partidária diante dos novos desafios que a conjuntura política impõe aos comunistas. Na análise, foram propostas comissões auxiliares da organização, um Fórum Permanente de Estruturação Partidária e propostas para reestruturar o trabalho Partidário nos movimentos sociais.


 


De Belo Horizonte
Wellington Santos