Inácio Arruda, senador comunista, é diplomado no Ceará

Um momento dos mais simbólicos para o PCdoB no Ceará. Foram diplomados nesta terça-feira pela Justiça Eleitoral o senador eleito Inácio Arruda, o deputado federal eleito Chico Lopes e o deputado estadual eleito João Ananias.

A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, e contou com a participação do ministro César Ásfor Rocha, que falando em nome do Tribunal Superior Eleitoral destacou os avanços no processo eleitoral brasileiro, como o prazo máximo de 5 horas para apuração dos resultados em todo o País e a ausência de qualquer contestação aos resultados, mesmo nos estados em que as eleições foram definidas por diferenças mínimas de votos. Como frisou a desembargadora Huguete Braqueais, que presidiu a solenidade, agradecendo a todos os que trabalharam em prol das eleições, a diplomação é a última das várias etapas que compõem o processo eleitoral.


 


Primeiro senador eleito pelo PCdoB desde Luís Carlos Prestes, Inácio Arruda, filho do bairro popular Dias Macedo, em Fortaleza, era um dos mais emocionados ao longo da solenidade. Após três mandatos de deputado federal, Inácio venceu a disputa pelo Senado, casa legislativa na qual historicamente, salvo pontuais exceções, o Estado foi representado por nomes conservadores. Depois de receber seu diploma das mãos do desembargador Rômulo Moreira de Deus, do Tribunal Regional Eleitoral, Inácio ocupou um dos lugares centrais no palco principal do Centro de Convenções, onde todos os diplomados eleitos no último pleito posaram para fotografias. O senador eleito foi ladeado pelo governador Cid Gomes e pelo vice-governador Francisco Pinheiro, que assumem o mandato em 1º. de janeiro próximo e ainda não revelaram o secretariado da próxima gestão. O senador Inácio Arruda e os deputados federais e estaduais eleitos assumem seus mandatos em 1º. de fevereiro de 2007.


 


“Temos condição de fazer um grande trabalho em prol do Ceará e do Brasil. Se ajudarmos nosso Estado a crescer 6 ou 7% ao ano, que é o mínimo necessário para nós, estaremos ajudando o presidente Lula a cumprir seu desejo de fazer o Brasil crescer 5% ao ano”, declarou o senador eleito, após a solenidade, mostrando muito otimismo quanto Às perspectivas para o mandato de oito anos e a segunda gestão do presidente Lula: “O momento é excepcional para trabalharmos o desenvolvimento e o progresso do Ceará e do Brasil”.


 


Já Chico Lopes, eleito deputado federal após dois mandatos na Assembléia Legislativa e uma campanha das mais marcantes nas últimas eleições, foi um dos mais aplaudidos da noite. A atmosfera formal da solenidade foi quebrada por comentários de alguns dos presentes, bem ao estilo da irreverência cearense: “Valeu, Chiquinho!” e “Agora é federal!” foram algumas das manifestações, enquanto Chico Lopes, acompanhado pela esposa, Vladísia, na ala dos diplomados, recebia seu diploma das mãos da juíza eleitoral Sérgia Miranda, para festa dos integrantes de sua assessoria parlamentar e de integrantes do PCdoB, presentes em grande número ao Centro de Convenções.


 


Quinto deputado federal mais votado em todo o Estado, com 162.262 (em uma campanha que traçou como meta 150 mil votos, lançando um apelo ao eleitorado), Chico Lopes protagonizou uma cena curiosa ao ser cumprimentado pelo também deputado federal eleito Ciro Gomes (PSB), que compareceu à solenidade ladeado por sua esposa, a atriz Patrícia Pillar. Com mais de 600 mil votos, Ciro foi, proporcionalmente, o deputado federal mais votado em todo o País. E fez questão de abordar Chico Lopes:


 


Chico Lopes, o deputado campeão de votos – cumprimentou Ciro.


 


Ele humilha, ele humilha… – retrucou Chico Lopes.


 


 Não, eu não tô brincando não. Você tirou um bocado de voto! – complementou o ex-governador cearense e ex-ministro do governo Lula.


 


Já o deputado estadual eleito João Ananias compareceu em companhia do seu futuro chefe de gabinete, Eugênio Bessa, e recebeu o diploma com o sabor especial de que, após oito anos, retorna ao Legislativo cearense. Tendo trocado o PSB, legenda pela qual fora anteriormente, João Ananias, também ex-prefeito do município de Santana do Acaraú, destaca a acolhida recebida por parte dos que fazem o PCdoB no Ceará, frisando que seu retorno ao Legislativo cearense se dará em plena sintonia com os princípios e as orientações partidárias.


 


Entre os filiados presentes à solenidade, destaque para o presidente do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, que avaliou o processo eleitoral deste ano como muito positivo para a legenda no Estado; o secretário municipal da Secretaria Executiva regional I, da Prefeitura de Fortaleza, Mariano Freitas; o vereador do partido em Fortaleza, Lula Morais, e o advogado Benedito Bizerril, entre outros filiados, militantes e assessores parlamentares.


 


De Fortaleza,
Dalwton Moura