Grupo de Trabalho elaborará proposta sobre Conselho Estadual de Tecnologia
O ex-secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Tarcísio Pequeno, foi convidado pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), René Barreira, para coordenar o grupo de trabalho que vai elaborar
Publicado 26/01/2007 13:58 | Editado 04/03/2020 16:37
Embora faça parte da Constituição Estadual, o Conselho ainda não foi instalado. É uma reivindicação antiga da comunidade científica cearense uma promessa de campanha do governador Cid Gomes.
O Conselho, que tem como tarefa traçar as políticas de ação do governo na área de ciência, tecnologia e inovação, será composto pela SBPC, Secitece e mais dez instituições.
“A intenção da Secretaria é que seja promovido um amplo debate com toda a comunidade científica e tecnológica do Estado”, disse René Barreira, que já enviou os pedidos de indicação dos nomes para as instituições convidadas.
O grupo de trabalho para a constituição da proposta de implantação do Conselho é formado pela Secitece, Uece, Unifor, UVA, Urca e UFC.
Participam ainda do grupo de trabalho o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além da Academia Cearense de Ciência (Aceci), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-CE), Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) .
Fonte: DN