Carrion assume como deputado estadual na Assembléia do RS
O deputado estadual eleito pelo PCdoB em 1º de outubro de 2006, Raul Carrion, assumiu nesta quarta (31) o mandato para o quadriênio 2007-2010. Carrion que é historiador e até então vereador em Porto Alegre, deve continuar o trabalho dos comunistas
Publicado 31/01/2007 23:35 | Editado 04/03/2020 17:12
Além do deputado comunista, estreante na casa, outros 54 deputados estaduais assumiram seus mandatos para esta que é a 52ª Legislatura do Estado. Durante o evento, realizado com casa lotada, todos os eleitos, um por um, fizeram o juramento de cumprir a Constituição do Estado. Dos 55 deputados escolhidos para a Assembléia, 33 tiveram seus mandatos aprovados pelas urnas, voltando reeleitos, e os outros 22 nomes representam uma renovação de 40%. Destes 22, 18 são estreantes no Legislativo estadual, dois foram reconduzidos ao cargo e um era suplente em 2002, e virou titular em 2006. Três deputados eleitos vão exercer pela primeira vez um cargo público: o jornalista Paulo Borges (PFL), o pastor Carlos Gomes (PPS) e o músico Mano Changes (PP).
Mesa diretora
A presidência do órgão foi decidida por consenso entre os partidos, apresentando o deputado Frederico Antunes (PP) como presidente, com Paulo Brum (PSDB) como primeiro vice-presidente e Adão Villaverde (PT) como segundo vice-presidente. Para primeiro Secretário o escolhido foi Alceu Moreira (PMDB), com Kelly Moraes (PTB) e Gerson Burmann (PDT) sendo eleitos segundo e terceiro secretários, respectivamente. O quarto secretário será Carlos Gomes (PPS). As suplências ficaram com Heitor Schuch (PSB), Raul Carrion (PCdoB), Marquinho Lang (PFL) e Jerônimo Goergen (PP).
Os deputados Giovani Cherini (PDT) e Márcio Biolchi (PMDB), envolvidos no caso dos albergueiros, tomaram posse graças a uma liminar no TSE, em Brasília.
Raul Carrion: referência de luta na Assembléia
Raul Carrion deverá dar continuidade ao trabalho realizado por Jussara Cony no parlamento gaúcho. ''Temos um acúmulo importante de experiência partidária na Assembléia com o grande trabalho da Jussara, que vamos procurar continuar e aprofundar'', disse. As prioridades de atuação do novo deputado comunista, cujo mandato será de oposição ao governo do PSDB no Estado, deverão se concentrar em torno das questões que envolvem o desenvolvimento do Estado e do país, a luta pela Reforma Urbana, direitos dos trabalhadores, educação, valorização cultural e a luta contra todo tipo de discriminação e racismo.
Sobre a expressiva votação que obteve (41.549 votos) credita ao reconhecimento do povo gaúcho em relação à política coerente e abnegada, bem como a valorização da atuação dos comunistas junto aos movimentos sociais e no parlamento. ''Da mesma forma, foi fundamental para esse resultado a dedicação a toda prova da militância comunista, que foi à luta sem medir esforços, e a intensa campanha de `corpo a corpo´ por nós realizada. Por fim, também contou minha trajetória de mais de 40 anos de lutas, no combate à ditadura militar e ao projeto neoliberal, nos movimentos sociais e junto à intelectualidade progressista'', disse.
Raul ainda afirmou que deverá ter um trabalho afinado com a deputada federal eleita do PCdoB, Manuela. ''Vamos reforçar a luta em favor do avanço de um projeto de desenvolvimento para o Brasil neste governo Lula e, ao mesmo tempo, fiscalizar os atos do governo neoliberal do PSDB no Estado, tentando evitar retrocessos. Para isso o trabalho integrado dos mandatos federal e estadual do PCdoB é fundamental''.
Histórico
Carrion tem história marcada pelas lutas em favor da democracia e do socialismo. Nos anos 60, ainda como estudante secundarista, iniciou sua militância e enfrentou a ditadura militar. No início dos 70 foi preso, torturado e, após conseguir a liberdade, partiu para o exílio no Chile e Argentina. Retornou ao Brasil em 1976. Nos anos 80 destacou-se como liderança metalúrgica e comunitária. Já na década de 90 presidiu a FUNDASUL e no campo da luta das idéias organizou nos anos de 1997, 1998 e 1999, três grandes Seminários Internacionais na Universidade – ''Globalização, Neoliberalismo e Privatizações''; ''Século XXI: Barbárie ou Solidariedade'' e ''A crise do capitalismo globalizado na virada do milênio''.
Membro da Comissão Nacional da História do PCdoB, Carrion vem se destacando nos últimos anos por uma intensa atividade acadêmica e cultural: é co-autor e organizador de diversos livros e colaborador de jornais e revistas nacionais e internacionais; é sócio fundador e coordenador do Centro de Estudos Marxistas (CEM) e do Centro de Debates Econômicos, Sociais e Políticos do Rio Grande do Sul (CEDESP/RS). Participa do Conselho Diretor Nacional do Instituto Maurício Grabois, tendo sido seu primeiro presidente no Rio Grande do Sul. Foi fundador e presidente, por duas vezes, do Conselho Deliberativo do Movimento dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul. Faz parte do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz.
Em 1988 foi candidato do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre. Em 1992 foi eleito suplente de vereador, e assumiu definitivamente em 1996. Em 2000 elegeu-se vereador e foi reeleito em 2004. Sua atuação teve como marcas a luta por reforma urbana e habitação; enfrentamento ao desemprego e a exclusão social e a promoção e apoio às manifestações da cultura popular.
Raul Carrion é historiador, formado pela UFRGS e pós-graduado pela FAPA, e funcionário do Ministério Público Estadual.
De Porto Alegre
Clomar Porto
com agência ALERGS