É hora de um novo projeto político e de um novo projeto para o PCdoB no Maranhão

“Construir um novo projeto político e um novo projeto de partido para o Maranhão.” Foi este o sentimento que ficou no Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, quando encerrou visita que fez ao Maranhão nos dias 07 e 08 últimos. Walt


“Construir um novo projeto político e um novo projeto de partido para o Maranhão.” Foi este o sentimento que ficou no Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, quando encerrou visita que fez ao Maranhão nos dias 07 e 08 últimos. Walter desembarcou no aeroporto internacional Cunha Machado, em São Luís na quarta feira (07) e cumpriu extensa agenda política.


 


Debate com a Comissão Política


Na quarta-feira (07), Sorrentino reuniu-se com a Comissão Política do Maranhão. Na pauta, a situação nacional após o processo de eleição da Câmara Federal e o quadro político estadual. Além disso, a reunião serviu para que a direção partidária iniciasse o debate sobre a construção de um novo projeto político e um novo projeto para o PCdoB no estado.


Sobre a situação nacional Walter destacou o episódio da eleição na Câmara e disse que ali se concentrou um embate na base do governo que ocasionou o realinhamento político do PCdoB com relação ao PT. Ao mesmo tempo, deixou claro que o PCdoB quer construir, com amplitude, um nicho com feição de esquerda para continuar trabalhando pelo êxito do governo Lula mas, disputando os rumos que deve tomar o governo. Neste sentido cumprirá papel estratégico a conformação do bloco partidário no congresso que reúne PCdoB, PSB, PDT, PMN e PHS, com capacidade de ampliação por meio da política e da reafirmação de uma plataforma nacional, desenvolvimentista que destrave o crescimento do País.


Sobre o partido o dirigente comunista analisa que o PCdoB no Maranhão obteve uma tripla vitória quando contribuiu com a vitória de Lula no estado, elegeu Jackson Lago (PDT) Governador e conseguiu fazer de Flávio Dino o primeiro Deputado Federal eleito da legenda no estado. “Isso faz com que tenhamos que radicalizar e, após duas décadas, romper com alguns condicionantes políticos e organizativos do partido aqui.”, destacou Walter, que emendou: “E esta mudança só faremos com muito esforço e talento para apontar uma nova perspectiva para PCdoB no estado.” 


Segundo Walter o partido precisa saber administrar o capital político conquistado na última batalha eleitoral e enfatiza que o novo projeto político deve ser feito a partir das alterações “de monta” que acontecem no país, e que têm interferências reais no Estado, e, mais do que nunca, em estreita sintonia com a realidade local. De acordo com Sorrentino a eleição de Flávio Dino implica o surgimento de novos horizontes políticos para o partido e têm influência na forma como será conduzido o debate político e organizativo a partir de agora, tudo para tornar possível o fortalecimento do partido e abrir caminhos para 2008 e 2010.    


 


Imprensa, reunião com amigos do partido, recém filiados e a militância


Walter Sorrentino cumpriu extensa agenda com TVs e Rádios locais, momento em que falou de temas como quadro político nacional, fundo partidário e crescimento do partido. Fez ainda reunião com o secretariado estadual, líderes políticos, apoiadores, amigos, amigas e a equipe do escritório do Deputado Federal Flávio Dino no Maranhão. Houve debate que girou em torno de temas políticos sobre a situação nacional e estadual, e organizativo, envolvendo a construção do mandato do Deputado Dino.       


Como última etapa da viagem ao Maranhão o Secretário Nacional de Organização do PCdoB, participou de plenária ampliada do partido no auditório do Centro de Cultura Domingos Vieira Filho com as presenças de dirigentes, militantes, amigos e novos filiados de todo o estado.


Na apresentação, Sorrentino abordou a questão nacional e destacou a luta das forças democráticas pelo êxito do governo Lula e falou da abertura de um novo ciclo político no Brasil e no Maranhão a partir ascensão de novas forças políticas no comando do Estado.


Sorrentino afirmou que aqui no maranhão há um partido vivo, que pulsa a partir das lutas e demandas reais do povo e ouviu, de militantes e novos filiados, opiniões sobre este novo momento. O Jornalista Márcio Jerry, que está entrando no partido vindo do PT, destacou o que definiu como “reinicio de sua militância” e que o fundamental agora é “ter consciência disso para fortalecer a esquerda maranhense por meio do fortalecimento do Partido Comunista do Brasil.” O mesmo sentimento foi demonstrado pela trabalhadora comerciaria, Domingas que, emocionada, disse enfaticamente: “Venho para o PCdoB porque é um partido que tem qualidade, que tem perfil e que me acolhe com respeito. É um partido de moral.” O Jovem Eduardo, da cidade de Igarapé do Meio, foi sincero e destacou que “Venho do PMDB para o PCdoB por convicção e para trazer melhorias para o meu município. Quero ajudar o Brasil e só vejo um partido com este perfil:o PCdoB.”  


Estiveram presentes simpatizantes do partido que assinarão ficha de filiação no mês de Março durante as comemorações dos 85 anos do partido momento em que serão realizados atos políticos locais com a presença de lideranças do PCdoB e do Deputado Federal Flávio Dino que não pode comparecer vir ao estado por conta das atividades que marcam o início dos trabalhos na Câmara Federal. Flávio ligou para o presidente do partido no estado, Gerson Pinheiro, durante a plenária e se congratulou com todos, desejando ao Vice prefeito de Timom, João da Gráfica, ao Vereador Ericeira, filiado ao PMDB do município de Arame, o ex-candidato a prefeito de Santa Luzia, Zé Reis, à ex-candidata a vice prefeita de Santa Luzia, Dra. Creuza, o médico cardiologista Fernando Lima, e outros, comprometendo-se a está no Maranhão no próximo dia 22 de março quando participará das atividades de filiação destes e de outras lideranças importantes do estado que devem entrar no partido.  


Ao final, Walter Sorrentino afirmou que “De forma mais evidente vê no Maranhão um partido que está consciente das virtudes do momento, mas também das dificuldades a serem enfrentadas” e concluiu dizendo que: “Estou otimista e será com o esforço e o talento de todos que conseguiremos construir um novo projeto político e um novo projeto de partido para o Maranhão.”


 


Marden Ramalho


De São Luís