Moção de apoio à ocupação da antiga sede da UNE

Neste 1º de fevereiro de 2007, a UNE realizou o sonho de gerações. E demonstra novamente que a utopia de

O Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE UFMG) vem manifestar o seu apoio a ocupação da antiga sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) localizada no Rio de Janeiro, na Praia do Flamengo, 132. Entendemos que tal atitude visa restabelecer um dos símbolos das lutas estudantis, queimado em 1964, numa das primeiras atitudes da Ditadura Militar que visava implodir todos os espaços de promoção da democracia. Na antiga sede da UNE, também funcionavam as sedes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e do Centro Popular de Cultura (CPC). Este último era responsável pela construção de uma cultura popular de transformação, formando grandes artistas como Gianfrancesco Guarniere, Francisco Milani e Ferreira Gullar.


 


Neste 1º de fevereiro de 2007, a UNE realizou o sonho de gerações. E demonstra novamente que a utopia de uma sociedade melhor ecoa na vontade de milhares de estudantes. Aqueles que viveram sob os anos de chumbo, ao olhar para aquela sede, terão a certeza de que a UNE só deixará de lutar por aquele espaço, no dia em que os sonhos estudantis tiverem sido derrotados. Certo de que esse dia não chegará, o DCE UFMG reafirma que estará sempre ao lado da entidade nacional para reafirmar que os estudantes não baixam a cabeça.


 


Em 1942, tomamos aquele espaço dos simpatizantes nazistas que instalaram ali o Clube Germânia. O intuito era de ali permanecer. E não adianta a Ditadura Militar vir queimar a sede, não adianta construírem ilegalmente um estacionamento no terreno. Se for preciso, mil vezes retomaremos o que é dos estudantes por direito. Saudações aos companheiros acampados na eterna sede da UNE!


 


Diretório Central dos Estudantes da UFMG


Belo Horizonte, 7 de fevereiro de 2007.