Comunistas sergipanos debatem a questão da mulher
PCdoB-SE realizou ontem, 08/02, o lançamento oficial das Teses para a Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher. A atividade foi sediada no Auditório da FAPESE.
Publicado 09/02/2007 17:38 | Editado 04/03/2020 17:21
Apesar dos avanços conquistados pelas mulheres, sobretudo no último século, as práticas sociais ainda não traduzem tratamento igualitário e respeito às pessoas do sexo feminino. E para tentar entender este abismo existente entre as leis e a realidade , a subestimação nas fileiras partidárias da luta contra a desigualdade de gênero e para aumentar a produção teórica nessa área que o PCdoB estará promovendo a 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, a ser realizada entre os dias 23 e 25 de março. No país inteiro, diversas reuniões e assembléias de base estão acontecendo entre os militantes para discutir a temática.
Em Sergipe o Partido realizou ontem,dia 08/02, no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe-FAPESE, o ato de lançamento das Teses Nacionais da Conferência com a participação de 60 pessoas. A mesa que coordenou os trabalhos foi composta pela presidente da União Brasileira das Mulheres de Sergipe, Ivânia Pereira, pela presidente estadual da União da Juventude Socialista, Carla Trindade, pelo presidente estadual do PCdoB, Halisson Souza, além da vereadora comunista Tânia Soares.
A apresentação foi coordenada pela vereadora Tânia Soares, que mostrou aos presentes os pontos principais do Documento
Nacional. Entre os trechos destacados por Tânia está o que afirma: “as mulheres querem viver numa realidade onde seu papel social seja respeitado e valorizado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária''. Este primeiro encontro teve como objetivo estudar a Tese guia e acumular conhecimento para Conferência Estadual que acontece 3 de março. Tânia também destacou a importância da participação dos homens e mulheres nesse processo de construção de diretrizes estaduais para formulação das nacionais.
A meta, segundo o presidente estadual do partido, Halisson Souza é realizar pelo menos cinco reuniões de bases para discutiro documento e realizar uma conferência Estadual que pretende reunir em torno de 200 a 300 pessoas entre membros do partido, lideranças, militantes e indicações dos comitês municipais. Mais dois encontros já estão agendados, um no município de Barra dos Coqueiros e outro em Indiaroba.