Comunistas caem no samba

Agremiação lança samba-enredo e homenageia a história do movimento juvenil brasileiro, com apoio do PCdoB-AM.

          Em parceria com a Escola de Samba de Mocidade Independente de Ipixuna, o PCdoB lançou hoje, 9, o samba-enredo Juventude: Revolução e Ousadia. A escola contará na avenida, no próximo dia 16, a história do movimento juvenil brasileiro através de muitas lutas travadas, desde a abolição da escravatura até a luta pela democratização do Brasil.


 


          Daniel Sales, presidente da agremiação, está vibrante com a idéia da parceria. “Deram um ânimo na Ipixuna que vinha passando por situações diferentes, porque a escola nunca teve padrinho. O que nós fazemos pela comunidade é através de recursos passados pelo governo e a prefeitura. Agora com a parceria e colaboração do PCdoB, temos um lugar para ensaiar, dando um apoio logístico e abraçamos essa causa com muito carinho. Nós queremos fazer um grande carnaval por isso estamos trabalhando noite e dia”.


 


          Para o presidente, os enredos são trabalhados em cima de homenagens culturais, a exemplo da importância histórica da rua marechal Deodoro. O tema atual evolui na avenida com “os doze trabalhos de Hércules e a conquista da juventude”, nos diversos setores, citando o legado histórico de Castro Alves, Che Guevara, caras pintadas, até o movimento hip-hop.



          O sambista Bosco das Letras explica que o tema surgiu de um conversa informal entre ele e Maria das Graças Mariano, presidente da União da Juventude Socialista local, que juntos trabalharam o lado artístico e sócio-político da letra. “Também fui buscar inspiração na tese de doutorado da professora Conceição Prado”, ressalta Bosco.


 


          Maria das Graças justifica a escolha do tema. “O objetivo principal em tratar o enredo que trouxesse, através da poesia do samba, o cotidiano prático das lutas sociais, para nós que somos comunistas é construir uma consciência política no seio das comunidades manauaras. Conseqüentemente, teremos a oportunidade de visualizar momentos que vão desde a abolição da escravatura no Brasil, ao fora Collor, trazendo aos dias de hoje, com a conquista da meia passagem que mobiliza a juventude anualmente”.


 


          No dia 15, a agremiação marca presença na Banda Vermelha que realiza a segunda edição da folia de carnaval na sede do partido, Centro.


 



De Manaus


Cinthia Guimarães